Ação de Formação em Évora

In 2019 by Fpdd

Nos próximos dias 22, 23 de março e 1 de abril de 2019 irá realizar-se, na Escola Básica Conde de Vilalva, uma Ação de Formação que visa promover conhecimentos relacionados com a Iniciação à Atividade Física e Desportiva em Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE).

Trata-se de uma ação de formação destinada a professores, treinadores, técnicos de desporto, estudantes das áreas da saúde e das ciências do desporto, pais, atletas, responsáveis de coletividades e clubes, entre outros profissionais da área da saúde, do desporto ou da educação.

Os objetivos gerais são:

  • Conhecer os exemplos de boas práticas no domínio da inclusão de pessoas com deficiência;
  • Debater o papel da Escola, enquanto promotor de medidas inclusivas, com especial foco nas atividades físico-desportivas;
  • Conhecer os diferentes tipos de deficiências e as suas especificidades e implicações na prática de atividades físico-desportivas;
  • Dar a conhecer estratégias de ensino adequadas às várias áreas de deficiência;
  • Introduzir modalidades desportivas específicas e adaptadas às pessoas com deficiência, nomeadamente: Boccia, Goalball, Polybat, Slalom em cadeira de rodas e Voleibol Sentado.

Esta ação está creditada para professores de Educação Física e encontra-se em processo de creditação pelo IPDJ para a componente geral e para a componente específica de treinador de desporto adaptado em 2,3 créditos.

A ação de formação “Iniciação à Atividade Física e Desportiva em Crianças e Jovens com NEE” tem o apoio do Sindicato Democrático dos Professores do Sul.

Os interessados podem consultar o programa clicando aqui e inscrever-se até dia 18 de março, através do preenchimento das fichas de inscrição disponíveis nos seguintes links:

Docentes

Treinadores e outros profissionais

Recomendamos a participação a todos os interessados nesta temática.