CLÍNICA INTERNACIONAL DE RUGBY EM CADEIRA DE RODAS CONCRETIZADA NO PORTO

In 2019 by Fpdd

Nos dias 18 e 19 de maio realizou-se a primeira Clínica Internacional de Rugby em Cadeira de Rodas em Portugal, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

A Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) em conjunto com a equipa portuguesa de Rugby em Cadeira de Rodas e a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC) proporcionaram momentos únicos de aprendizagem, formação, conhecimento e partilha de experiências aos 45 formandos participantes.

Na manhã do dia 18, após a abertura da Clínica pelos Presidentes da FPDD, Mário Lopes, e da ABRC, Luiz Cláudio Pereira, os formandos assistiram a várias palestras ministradas pelos técnicos desta Associação. No período da tarde, cada formando teve a oportunidade de estar presente numa formação de uma das seguintes áreas específicas: Técnicos de Rugby em cadeira de rodas (Rcr); Classificação no Rcr; Arbitragem do Rcr; Saúde no Rcr.

No dia 19 as formações foram orientadas para uma vertente prática, tendo terminado a Clínica com o Campo de Treino dos atletas da equipa portuguesa de Rugby em cadeira de rodas, sob as orientações dos técnicos brasileiros presentes e do técnico luso-francês, Raphael da Silva.

A FPDD agradece o apoio da ABRC pela coordenação da ação e formação ministrada pelos 7 técnicos presentes, da FADEUP na cedência de instalações e da Santa Casa da Misericórdia do Porto pela cedência da carrinha.

“Mais Desporto ≠” é um projeto apoiado pelo Programa Nacional de Desporto para Todos, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I. P. e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.