Competição e formação de Polybat concretizadas nos Açores

In 2019 by Fpdd

No âmbito do projeto “+ Desporto ≠”, que tem como objetivo principal divulgar e promover a prática do Polybat e do Rugby em cadeira de rodas a nível nacional, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência realizou na Ilha Terceira, Açores, nos passados dias 13, 14 e 15 de março, um Curso de Árbitros de Polybat, uma ação de formação de classificadores de Polybat e um Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa”.

A Formação de Árbitros de Polybat teve lugar no primeiro dia na Academia da Juventude e Artes da Ilha da Terceira, na Praia da Vitória, e contou com 26 alunos e técnicos das áreas do desporto, reabilitação psicomotora e animação cultural que, através das componentes teórica e prática, puderam aprofundar os seus conhecimentos nesta modalidade.

No dia 14 realizou-se a ação de formação de classificadores de Polybat, em simultâneo com a classificação desportiva dos atletas inscritos para o Torneio de Polybat
que se realizou no dia seguinte, no Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal, na Praia da Vitória, que contou com 33 participantes de seis instituições: Associação Cristã da Mocidade (ACM), Centro de Apoio à Deficiência (CAD) Centro Social Espírito Santo (CSES) Centro Social São Rafael (CSSR) e a Escola dos Biscoitos.


O Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa”, terminou com os seguintes resultados:

– Divisão III:
1.º: Marco Silveira
2.º: Letícia Silva
3.º: Dércio Medeiros

– Divisão IV:
1.º: José Carrapato
2.º: Natacha da Rosa
3.º: Rogério Correia

– Divisão Open Sénior:
1.º: Mariza Toste
2.º: Maria Genoveva
3.º: Esmeralda Aguiar

“+ Desporto ≠” é um projeto apoiado pelo Programa Nacional de Desporto para Todos, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P. e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.