Em memória de José Arruda

In 2019 by Fpdd

Faleceu, no passado dia 26 de janeiro, o Presidente da Direção da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA), José Arruda, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.
Homem de muitas causas na defesa das pessoas com deficiência em geral e do movimento dos deficientes das forças armadas em particular, ao qual dedicou grande parte da sua vida.
Homem ligado ao desporto, foi atleta antes do seu ferimento em combate e depois, como desportista, representando a ADFA e a ACAPO, não poderia ter ficado alheio à luta pelo direito das pessoas com deficiência à prática desportiva.
Entre 1988 e 1992, José Arruda presidiu ao Congresso da Comissão Instaladora da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD), que funcionou na então sede da ADFA, no Palácio da Independência, no Rossio, em Lisboa, e que esteve na génese da FPDD.
Foi, ainda, Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da FPDD, de 1992 a 2000.
O seu desaparecimento deixa, no seio da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, um profundo pesar porque é uma parte da sua história, que tendo que continuar a ser escrita, lhe falta a presença efetiva de um fautor fundacional, o Comendador José Eduardo Gaspar Arruda.
À sua família e à instituição ADFA, a FPDD apresenta as suas sentidas condolências.