View Post

4.º CAMPO DE TREINO DE RUBGY EM CADEIRA DE RODAS CONCRETIZADO EM RIO MAIOR

In Sem categoria by Fpdd

No âmbito do projeto “+ Desporto ≠”, que tem como objetivo principal divulgar e promover a prática de diferentes modalidades a nível nacional, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência realizou, nos dias 20 e 21 de julho, o quarto Campo de Treino de Rugby em cadeira de rodas do ano 2019, no Complexo Desportivo de Rio Maior, em que estiveram presentes 13 atletas, 3 acompanhantes, 2 técnicos desportivos, 1 árbitro e 3 classificadores.

Esta modalidade encontra-se em constante evolução através da realização dos campos de treino e da dedicação de todos os agentes desportivos.

A FPDD agradece o apoio do Independente Futebol Clube Torrense pela cedência de 6 cadeiras de rodas desportivas e o apoio da Santa Casa da Misericórdia do Porto pela cedência da viatura.

“Mais Desporto ≠” é um projeto apoiado pelo Programa Nacional de Desporto para Todos, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P. e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.

View Post

NETBALL no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais

In Sem categoria by Fpdd

No âmbito do projeto “ReSport” do Programa Erasmus +, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência realizou, no dia 12 de julho, uma formação e uma atividade de iniciação à modalidade de Netball, no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, na Tocha, tendo contado com 13 participantes em representação do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro e da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra.

Após esta ação, a modalidade vai ser praticada pelas  duas instituições a título experimental, com o apoio técnico e o material desportivo disponibilizado pela FPDD.

O projeto tem a denominação de Parceria de Colaboração e está enquadrado no Programa “Erasmus +” da Comissão Europeia.

View Post

CAMPEÕES CHEGA AOS CINEMAS A 4 DE JULHO

In Sem categoria by Fpdd

A Zero em Comportamento associa-se de novo à NOS Lusomundo Audiovisuais para fazer chegar um filme do circuito comercial a públicos específicos.

Desta vez, o objectivo é levar este filme espanhol às associações ligadas ao tema da deficiência, pois este filme aborda de forma muito tocante, mas muito divertida, a temática da deficiência intelectual.

  • Aberto apenas a entidades e associações de apoio à deficiência, educativas ou desportivas;
  • Em cinemas comerciais, mas apenas para sessões em horários não comerciais (que se iniciam antes das 12:00) incluindo Sábados de manhã sempre que possível;
  • Grupos mínimos de 25 pessoas;
  • Máximo de uma sessão por entidade (possibilidade de sessões extras vistas caso-a-caso);
  • Marcação com 10 dias de antecedência;
  • Preço unitário: 4€ por pessoa;

As marcações deverão ser feitas exclusivamente para o email servicoeducativo@zeroemcomportamento.org

https://zeroemcomportamento.org/

View Post

Polybat a crescer na Ilha da Terceira, Açores

In Sem categoria by Fpdd

No âmbito do projeto “+ Desporto ≠”, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) realizou, nos últimos anos, um Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa” e duas ações de formação relacionadas com a arbitragem da modalidade.

Este projeto, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P. e patrocinado pelos Jogos Santa Casa, permitiu dar a conhecer a modalidade a mais de 75 pessoas na Ilha Terceira.

O Centro de Apoio à Deficiência da Praia da Vitória (CADPV) em conjunto com a Associação Cristã da Mocidade (ACM), a Casa de Saúde de São Rafael (CSSR), a Casa de Saúde do Espírito Santo (CSES), a Escola Básica e Secundária Tomás de Borba de Angra do Heroísmo e a Escola Básica Integrada dos Biscoitos têm dado continuidade à prática do Polybat, através de um plano de desenvolvimento da modalidade, promovendo diversos momentos competitivos.

Cada torneio tem contado com a presença de, aproximadamente, 30 atletas.

Os primeiros torneios realizaram-se nos dias 9 e 30 de maio e 17 de junho, sendo que o próximo será no dia 11 de julho num local a definir.

A FPDD destaca o papel fundamental que o Centro de Apoio à Deficiência da Praia da Vitória e as instituições parceiras têm vindo a desempenhar para que o Polybat evolua e o número de praticantes seja cada vez mais elevado.

View Post

Rugby em Cadeira de Rodas vai estar em Rio Maior

In Sem categoria by Fpdd

No âmbito do projeto “+ Desporto ≠”, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência vai organizar mais um Campo de Treino de Rugby em Cadeira de Rodas Jogos Santa Casa nos dias 20 e 21 de julho, no Complexo Desportivo de Rio Maior.
O Campo de Treino tem como objetivo desenvolver o Rugby em Cadeira de Rodas em Portugal proporcionando uma maior oferta desportiva às pessoas com mobilidade reduzida e destina-se a potenciais jogadores de Rugby em cadeira de rodas elegíveis para a prática (com comprometimento em três membros e no tronco, ou nos quatro membros), acompanhantes desportivos, treinadores, árbitros e a classificadores.

As inscrições são gratuitas!
Para mais informações e inscrição, clique aqui

View Post

Concretizada a Taça de Portugal de Boccia Sénior

In Sem categoria by Fpdd

No dia 12 de junho disputou-se no Pavilhão Multiusos de Odivelas, a “Taça de Portugal de Boccia Sénior Jogos Santa Casa” na variante de individuais.

Participaram 64 praticantes representando 27 Clubes/Instituições de diversas zonas do país.

O grande vencedor da Taça de Portugal foi Albano Sousa, representando o Movimento Sénior de Lousada.

Jogando em casa, Antero Canelas, António João e Inácia Rocha, desta vez ficaram aquém das expectativas.

A Câmara Municipal de Odivelas recebeu, assim, o segundo maior evento competitivo nacional, na variante de individuais, demostrando que continua a apoiar o desporto sénior e em particular a modalidade de Boccia.

View Post

Boccia brilhou em Itália!

In Sem categoria by Fpdd

A nossa Seleção Nacional de Boccia teve uma ótima prestação em Olbia na passada semana no BISFed 2019 Olbia Regional Open! Foi a seleção que mais medalhas conquistou em toda a competição: 4 medalhas a título individual e 3 coletivamente.

Individual:

Medalha de ouro BC1 – André Ramos; 
Medalha de prata BC1 – António Marques; 
Medalha de Bronze BC3 – José Macedo; 
Medalha de prata BC4 – Carla Oliveira;

Coletivo:

Medalha de prata – Equipa BC1-BC2 (Abílio Valente, Cristina Gonçalves, Nelson Fernandes, André Ramos e António Marques);
Medalha de prata – Par BC3 (Avelino Andrade Ana Saraiva, José Macedo, Roberto Mateus, Jorge Descalço e Celina Gameiro);
Medalha de Bronze – Par BC4 (Nuno Guerreiro, Carla Oliveira e Manuel Cruz).

O grupo liderado pelo Selecionador Nacional Luís Ferreira está de parabéns!

View Post

Já há Voleibol sentado em Odivelas!

In Sem categoria by Fpdd

No âmbito da Semana do Desporto 2019 o Odivelas Voleibol Clube, em conjunto com a Câmara Municipal de Odivelas, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, a Federação Portuguesa de Voleibol e a Associação de Voleibol de Lisboa realizou em 30 de maio, o primeiro treino de Voleibol sentado no concelho, que teve lugar no Pavilhão Multiusos de Odivelas e contou com a presença de 12 praticantes.

Esta ação tem como objetivo principal a criação da modalidade de Voleibol sentado no Odivelas Voleibol Clube, de forma a dar resposta a todos os interessados na modalidade.

Os próximos treinos serão anunciados em breve. Contamos contigo para integrar esta equipa! Está atento! Para mais informações contacta odivelas2020.ovc@gmail.com ou secretaria@fpdd.org.

View Post

Ação de Formação em Boccia para Professores

In Sem categoria by Fpdd

Numa parceria entre a FPDD, o Desporto Escolar e o Centro de Formação de Associação de Escolas António Sérgio, vai realizar-se uma ação de formação contínua para professores do Desporto Escolar sobre “Princípios Básicos de Classificação do Boccia”.

Esta ação realizar-se-á em 29 de junho, sábado, durante cinco horas, na Escola Secundária António Damásio, nos Olivais – Lisboa.

As inscrições podem realizar-se até 24 de junho através de https://bit.ly/30S6tl6.

View Post

Portugal goleia Chile e garante 5º lugar

In Sem categoria by Fpdd

Terminou em Ribeirão Preto, no Brasil, o 2º Campeonato do Mundo de Futsal FIFDS, para jogadores com Síndrome de Down.

A Seleção Nacional ANDDI / FPDD terminou a competição no 5º lugar após excelente vitória diante do Chile por 9-2. Os golos foram apontados por Daniel Maia (4), Nelson Silva (2), César Morais, Ricardo Pires e Hélder Ornelas.

Pedro Silva, Selecionador Nacional, refere que Portugal foi “com a expetativa de arrecadar um lugar no pódio. Contudo, integramos o grupo do Brasil e Argentina, que têm um campo de recrutamento de jogadores muito alargado. Comprovaram em competição, que são na atualidade, as seleções que se encontram num patamar competitivo superior. Alcançamos um honroso e dignificante 5° lugar.”

Na final o Brasil bateu a Argentina por 7-5 e sagrou-se Campeão do Mundo sucedendo à Itália que foi 3ª classificada ao vencer o México por 3-1.