View Post

Campeões – filme recomendado!

In Sem categoria by Fpdd

No passado dia 14 de maio, a convite da NOS (Marketing Independentes), os membros da FPDD e de outras entidades que trabalham com pessoas com deficiência, tiveram a oportunidade de visionar o filme “Campeões”.

Esta comédia, realizada em Espanha, aborda a história de um treinador profissional de basquetebol em Madrid, que foi obrigado a efetuar serviço cívico durante três meses e incumbido de treinar uma equipa de basquetebol de pessoas com deficiência intelectual. O filme evidencia a “visão distorcida” que parte dos cidadãos europeus têm sobre a vida e capacidades das pessoas com deficiência, quando as desconhecem, o esforço individual das pessoas com deficiência para compatibilizarem as suas atividades profissionais com a prática desportiva e os benefícios que o desporto traz para as pessoas, a todos os níveis.

O filme é divertido, emocionante e salienta o respeito que todos os indivíduos merecem.

O trailer pode ser visto clicando aqui.

Este filme deverá estrear em Portugal em 4 de julho. A FPDD recomenda o seu visionamento e solicita a sua divulgação.

View Post

Abertura dos 2ºs Jogos ANDDI Portugal VISEU 2019

In Sem categoria by Fpdd

Realiza-se amanhã dia 17 de maio até ao dia 19, o Maior Evento realizado em Portugal de Desporto Inclusivo.

Em parceria com a cidade inclusiva que é Viseu, mobilizando um universo muito significativo de mais de 600 atletas, 850 participações no total de 16 modalidades, cerca de 1000 pessoas envolvidas, entre atletas, técnicos, árbitros e juízes, voluntários e outros agentes.

A cidade de Viseu sob a presidência do Dr. Almeida Henriques e o presidente do Comité Organizador ANDDI-Portugal, José Costa Pereira, apostam na organização anual deste grande evento!  As atividades estão distribuídas por vários locais do concelho, embora o “coração dos jogos” seja no Complexo Desportivo do Fontelo.

Para além de outras individualidades, amanhã o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. João Paulo Rebelo, estará presente nas instalações da APPACDM em Repeses pelas 14 horas, o qual na sua mensagem de boas-vindas referiu:

“São eventos desta natureza que dignificam o desporto em Portugal e têm da parte do Governo não só apoio mas o maior sentido de reconhecimento.

Bem vindos a Viseu!”

View Post

CLÍNICA INTERNACIONAL DE RUGBY EM CADEIRA DE RODAS NO PORTO

In Sem categoria by Fpdd

A Clínica Internacional de Rugby em cadeira de rodas realiza-se este fim-de-semana!

A Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e a Associação Brasileira de Rugby em cadeira de rodas, com o apoio da Faculdade de Desporto do Porto da Universidade do Porto (FADEUP), vão realizar a primeira Clínica Internacional de Rugby em cadeira de rodas, nos dias 18 e 19 de maio, na FADEUP.

O programa da Clínica Internacional contempla uma formação geral da modalidade e quatro cursos específicos: Formação técnica, Arbitragem, Classificação funcional e Saúde do atleta de Rugby em cadeira de rodas. Todas as formações serão conduzidas por formadores brasileiros credenciados pela International Wheelchair Rugby Federation (IWRF) e com formação específica na modalidade.

Neste primeiro evento formativo internacional da modalidade no nosso País, garantimos aos 33 inscritos a partilha de conhecimento e experiências por parte dos sete formadores: Luiz Alves Pereira, Ana Paula Ramkrapes, Flávio de Ávila Ribeiro, Patrícia Carvalho Reis, Márcia Moura Fernandes, Marco Aurélio Pereira e Bruno Damaceno Ferreira.

Esta formação está creditada para formação contínua de treinadores de desporto adaptado em duas unidades de crédito.

Ainda há vagas. Inscreva-se até sábado de manhã.

Pode consultar o Programa aqui!

View Post

CONCRETIZADA AÇÃO DE POLYBAT EM BRAGA

In Sem categoria by Fpdd

No âmbito do projeto “+ Desporto ≠”, que tem como objetivo principal divulgar e promover a prática do Polybat e do Rugby em cadeira de rodas a nível nacional, a FPDD realizou, nos dias 9 e 10 de maio, mais um Curso de Árbitros de Polybat e um Torneio de Polybat patrocinado pelos “Jogos Santa Casa”, respetivamente, no Complexo Desportivo da Rodovia e no Pavilhão Municipal de Ferreiros, em Braga.

O Torneio de Polybat ‘Jogos Santa Casa’ contou com 59 participantes de 12 clubes/instituições diferentes: Associação de Apoio e Inclusão ao Autista (AIA), Associação de Desenvolvimento Local (VALORIZA), Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual (APADI), Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental da Maia (APPACDM), Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental da Trofa (APPACDM), Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Braga (APPACDM), Boavista Futebol Clube, Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente (CAID), Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Braga (CERCI), Santa Casa da Misericórdia de Vieira do Minho e Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.

O Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa” terminou com os seguintes resultados:

Divisão 1:
1.º: José Morais (APADI)
2.º: Helder Ribeiro (CAID)
3.º: Isidro Domingues (APADI)

Divisão 3:

1.º: Pedro Gonçalves (Boavista FC)
2.º: Joaquim da Silva (CAID)
3.º: Ricardo Sotto-Mayor (Boavista FC)

Divisão 4:

1.º: Gualter da Silva (APADI)
2.º: Joaquim Teixeira (APPACDM Maia)
3.º: Carlos Gonçalves (APPACDM Maia)

“+ Desporto ≠” é um projeto apoiado pelo Programa Nacional de Desporto para Todos, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P. e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.

View Post

+ Desporto ≠ – FADEUP, Porto – Rugby em Cadeira de Rodas

In Sem categoria by Fpdd

No âmbito do projeto ‘+ Desporto ≠’ e inserido no programa da I Clínica Internacional de Rugby em cadeira de rodas, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência vai organizar o III Campo de Treino de Rugby em Cadeira de Rodas ‘Jogos Santa Casa’ do ano 2019, nos dias 18 e 19 de maio, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

O Campo de Treino tem como objetivo desenvolver o Rugby em Cadeira de Rodas em Portugal proporcionando uma maior oferta desportiva às pessoas com mobilidade reduzida e destina-se a potenciais jogadores de Rugby em cadeira de rodas elegíveis para a prática (com comprometimento em três membros e no tronco, ou nos quatro membros), acompanhantes desportivos, treinadores, árbitros e a classificadores.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas até ao dia 13 de maio, através do preenchimento do formulário apresentado clicando aqui.

As informações relativas à Clínica Internacional de Rugby em cadeira de rodas poderão ser consultadas clicando aqui.

+ Desporto ≠ é um projeto co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P., pelo Programa Nacional de Desporto para Todos do IPDJ e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.

View Post

Competição de Polybat no Seixal

In 2019 by Fpdd

No âmbito do projeto “+ Desporto ≠”, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) vai realizar mais um Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa”, no dia 21 de maio, das 10h30 às 16h00, no Pavilhão da Torre da Marinha, no Seixal.

Os torneios têm como principal objetivo desenvolver o Polybat a nível nacional, promovendo esta prática a pessoas com deficiência e proporcionando, também, um momento de aprendizagem e conhecimento a todos os técnicos, treinadores, acompanhantes desportivos, entre outros.

A FPDD irá promover, também, um Curso de Árbitros de Polybat mais abrangente no dia anterior (20 de maio), das 10h00 às 13h00, no mesmo local.

As inscrições para este torneio serão feitas através da seguinte ligação até ao dia 16 de maio, pelas 14h00.

As inscrições para o Curso de Árbitros de Polybat terão de ser feitas através da seguinte ligação até ao dia 16 de maio, pelas 14h00.

“+ Desporto ≠” é um projeto co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P., pelo Programa Nacional de Desporto para Todos do IPDJ e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.

View Post

TORNEIO DE POLYBAT JOGOS SANTA CASA – PORTIMÃO

In 2019 by Fpdd

No âmbito do projeto + Desporto ≠, que tem como objetivo principal divulgar e promover a prática de diferentes modalidades a nível nacional, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência realizou, no passado dia 25 de abril de 2019, mais um Torneio de Polybat patrocinado pelos “Jogos Santa Casa”, desta vez em Portimão.

O Torneio de Polybat ‘Jogos Santa Casa’ realizou-se na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e contou com 19 participantes de quatro instituições diferentes: Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão (ACASO), Santa Casa da Misericórdia de Lagos, Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve (APEXA) e Cooperativa De Reeducação e Apoio ao Cidadão Excepcional De Portimão (CRACEP).

O Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa” terminou com os seguintes resultados:

Divisões Aberta:
1º: Filipe Jacinto (ACASO)
2º: Hélio Fernandes (ACASO)
3º: Mónica André (ACASO)

Divisão Senior:

1º: Constantino Duarte (SCM Lagos)
2º: José Silva (SCM Lagos)
3º: Carmelita Ferreira (SCM Lagos)

“+ Desporto ≠” é um projeto apoiado pelo Programa Nacional de Desporto para Todos, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P. e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.

View Post

“Desporto com Bicas é Inclusão” em Portimão

In 2019 by Fpdd

No âmbito do projeto “Desporto com Bicas é Inclusão”, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência realizou, nos dias 26 e 27 de abril, uma ação de formação direcionada para a ‘Iniciação à Atividade Física e Desportiva em Crianças e Jovens com NEE’ na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, tendo contado com 23 participantes, entre professores de educação física e do ensino especial, treinadores e profissionais da área das Ciências do Desporto e da Saúde.

No primeiro dia foram abordados temas tais como conceitos e organização da atividade física e desporto para pessoas com deficiência e modelos e estratégias de trabalho na aula de educação física na deficiência auditiva, visual e paralisia cerebral. No segundo dia introduziram-se modelos e estratégias de trabalho na aula de educação física na deficiência motora e na dificuldade intelectual e desenvolvimental e abordaram-se as componentes teóricas e práticas das modalidades de Boccia, Polybat, Voleibol sentado, Goalball e Slalom em cadeira de rodas.

View Post

Concretizado mais um campo de treino de Rubgy em cadeira de rodas, em Coimbra

In 2019 by Fpdd

No âmbito do projeto “+ Desporto ≠”, que tem como objetivo principal divulgar e promover a prática de diferentes modalidades a nível nacional, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência realizou, nos passados dias 13 e 14 de abril, o segundo Campo de Treino de Rugby em cadeira de rodas do ano 2019, na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC).

Com o crescimento do projeto e da equipa e como prova do esforço e dedicação de todos os intervenientes, neste campo de treino pudemos contar com 15 atletas e 8 técnicos/acompanhantes, num total de 23 participantes. É essencial realçar a importância da intervenção de cada um neste projeto.

A FPDD agradece o apoio da FCDEF-UC na cedência das instalações.

“Mais Desporto ≠” é um projeto apoiado pelo Programa Nacional de Desporto para Todos, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P. e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.

View Post

SELEÇÃO NACIONAL DE FUTDOWN VAI SER RECEBIDA NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

In 2019 by Fpdd

A receção de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa à equipa nacional campeã da europa de Futsal (Síndrome de Down), ocorrerá na terça-feira, 16 de abril, pelas 14 horas.

É com extrema satisfação que constatamos que o esforço, trabalho e dedicação que temos vindo a desenvolver – Clubes, Instituições, ANDDI e FPDD – com os nossos praticantes desportivos estão, agora, a ter o devido reconhecimento.