View Post

Rugby em cadeira de rodas em Campo de Treino

In 2019 by Fpdd

No âmbito do projeto “+ Desporto ≠”, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência vai realizar o “II Campo de Treino de Rugby em Cadeira de Rodas Jogos Santa Casa”, do ano 2019, nos dias 13 e 14 de abril, na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.

O campo de treino tem como objetivo desenvolver o Rugby em Cadeira de Rodas em Portugal, proporcionando uma maior oferta desportiva às pessoas com mobilidade reduzida e destina-se a potenciais jogadores de Rugby em cadeira de rodas elegíveis para a prática (com comprometimento em três membros e no tronco, ou nos quatro membros), acompanhantes desportivos, treinadores, árbitros e classificadores.

As inscrições são gratuitas!

Para se inscrever no Campo de Treino de Rugby em CR clique aqui.

+ Desporto ≠ é um projeto co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P., pelo Programa Nacional de Desporto para Todos e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.

View Post

Competição e formação de Polybat concretizadas nos Açores

In 2019 by Fpdd

No âmbito do projeto “+ Desporto ≠”, que tem como objetivo principal divulgar e promover a prática do Polybat e do Rugby em cadeira de rodas a nível nacional, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência realizou na Ilha Terceira, Açores, nos passados dias 13, 14 e 15 de março, um Curso de Árbitros de Polybat, uma ação de formação de classificadores de Polybat e um Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa”.

A Formação de Árbitros de Polybat teve lugar no primeiro dia na Academia da Juventude e Artes da Ilha da Terceira, na Praia da Vitória, e contou com 26 alunos e técnicos das áreas do desporto, reabilitação psicomotora e animação cultural que, através das componentes teórica e prática, puderam aprofundar os seus conhecimentos nesta modalidade.

No dia 14 realizou-se a ação de formação de classificadores de Polybat, em simultâneo com a classificação desportiva dos atletas inscritos para o Torneio de Polybat
que se realizou no dia seguinte, no Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal, na Praia da Vitória, que contou com 33 participantes de seis instituições: Associação Cristã da Mocidade (ACM), Centro de Apoio à Deficiência (CAD) Centro Social Espírito Santo (CSES) Centro Social São Rafael (CSSR) e a Escola dos Biscoitos.


O Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa”, terminou com os seguintes resultados:

– Divisão III:
1.º: Marco Silveira
2.º: Letícia Silva
3.º: Dércio Medeiros

– Divisão IV:
1.º: José Carrapato
2.º: Natacha da Rosa
3.º: Rogério Correia

– Divisão Open Sénior:
1.º: Mariza Toste
2.º: Maria Genoveva
3.º: Esmeralda Aguiar

“+ Desporto ≠” é um projeto apoiado pelo Programa Nacional de Desporto para Todos, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P. e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.

View Post

FPDD representada no Conselho Municipal do Desporto de Odivelas

In 2019 by Fpdd

No dia 18 de março realizou-se a primeira reunião ordinária do novo Conselho Municipal do Desporto de Odivelas (CMDO), no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Odivelas.

O representante da FPDD neste órgão consultivo da Câmara Municipal de Odivelas para a área do Desporto é o seu Diretor Técnico Nacional, Eduardo Borges Pereira, que tomou posse perante o Presidente da Autarquia, juntamente com os restantes representantes do movimento associativo, das escolas e das autarquias do concelho.

O CMDO é um orgão de debate e diálogo sobre as orientações da política desportiva municipal que reúne duas vezes por ano. A próxima reunião está prevista realizar-se em abril de 2019.

View Post

Competição de Polybat em Bragança

In 2019 by Fpdd

No âmbito do projeto “+ Desporto ≠”, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) vai realizar um Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa”, no dia 29 de março, das 10h30 às 15h30, no Pavilhão Desportivo Municipal Arnaldo Pereira.

Os torneios têm como principal objetivo desenvolver o Polybat a nível nacional, promovendo esta prática a pessoas com deficiência e proporcionando, também, um momento de aprendizagem e conhecimento a todos os técnicos, treinadores, acompanhantes desportivos, entre outros.

A FPDD irá promover, também, uma formação de árbitros de Polybat mais abrangente no dia 28 de março, das 17h30 às 19h00, na Escola Secundária Abade de Baçal.


As inscrições para o torneio são totalmente gratuitas e terão de ser realizadas através da seguinte ligação até às 18 horas do dia 26 de março.

As inscrições para a formação de árbitros terá de ser feita através da seguinte ligação até ao dia 26 de março.

“+ Desporto ≠” é um projeto co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P. e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.

View Post

I Campo de Treino de Rugby em Cadeira de Rodas “Jogos Santa Casa” de 2019

In 2019 by Fpdd

A equipa portuguesa de Rugby em cadeira de rodas realizou o primeiro campo de treino “Jogos Santa Casa” de 2019, nos dias 9 e 10 de março, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

Com toda a energia e determinação, os 9 atletas e os técnicos da FPDD realizaram durante dois dias treinos da modalidade acompanhados pelos alunos da FADEUP.

Em simultâneo realizou-se a ação de formação “Iniciação ao Rugby em Cadeira de Rodas”, que teve a presença de 25 formandos que realizaram a parte prática com a equipa Portuguesa de Rugby em cadeira de rodas. A ação teve como objetivo a captação e capacitação de técnicos para a iniciação ao Rugby em cadeira de rodas, que continua a crescer em Portugal.


Os campos de treino desta modalidade são organizados pela FPDD ao abrigo do projeto “Mais Desporto Diferente”. O objetivo, para além da sensibilização para a importância do desporto para todos, é divulgar esta modalidade paralímpica, especificamente dirigida a atletas com três ou quatro membros comprometidos.

A FPDD agradece o apoio da FADEUP na cedência de instalações.

“Mais Desporto ≠” é um projeto apoiado pelo Programa Nacional de Desporto para Todos, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P. e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.

View Post

Portugal Campeão da Europa

In 2019 by Fpdd

19 Medalhas conquistadas em Istambul

A Seleção Nacional de Atletismo ANDDI / FPA terminou o 9º Campeonato da Europa de Pista Coberta INAS com um total de 19 medalhas (5 ouro / 6 prata / 8 bronze) e com os títulos coletivos masculino e feminino.

Neste último dia de competições em Istambul, Portugal conquistou 2 medalhas de ouro através de Carina Paim nos 200m com 26.10 (Recorde de Portugal) e de Ana Filipe no salto em altura com 1.54m (Recorde de Portugal). Também foi conquistada uma medalha de prata por Lenine Cunha no salto em altura com 1.62m e duas de bronze por Sandro Baessa nos 800m com 1.59.35 (Recorde de Portugal) e por Cláudia Santos no salto em altura com 1.18m.

Coletivamente, Portugal venceu ambas as competições, sendo que nos homens a Seleção Nacional obteve 70 pontos, mais 3 que a França (67 pts.) e mais 4 que a Espanha (66 pts.) e nas senhoras venceu com 48 pontos, mais 7 que Turquia e França (ambas com 41 pts.).

View Post

POLYBAT EM VISEU

In 2019 by Fpdd

No âmbito do projeto “+ Desporto ≠”, que tem como objetivo principal divulgar e promover a prática de diferentes modalidades a nível nacional, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência realizou, nos passados dias 28 de fevereiro e 1 de março de 2019, mais um Curso de Árbitros de Polybat e um Torneio de Polybat patrocinado pelos “Jogos Santa Casa”, no Instituto Politécnico de Viseu (IPV).

No dia 28, o Curso de Árbitros de Polybat contou com 40 formandos (entre técnicos e alunos da Escola Superior de Educação do IPV) que, através das componentes teórica e prática, puderam aprofundar os seus conhecimentos nesta modalidade.

No dia seguinte, o Pavilhão Desportivo do IPV recebeu 16 participantes de 4 instituições: Santa Casa da Misericórdia de Tarouca, Invictus Viseu, UMP – Centro de Apoio a Deficientes de Santo Estêvão e ASS Espadanedo.

O Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa” terminou com a seguinte classificação:

1.º: Carlos Sousa (Invictus Viseu)
2.º: Daniel Figueiredo (Invictus Viseu)
3.º: Fábio Machado (Invictus Viseu)

“+ Desporto ≠” é um projeto apoiado pelo Programa Nacional de Desporto para Todos, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P. e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.

View Post

Ação de Formação em Évora

In 2019 by Fpdd

Nos próximos dias 22, 23 de março e 1 de abril de 2019 irá realizar-se, na Escola Básica Conde de Vilalva, uma Ação de Formação que visa promover conhecimentos relacionados com a Iniciação à Atividade Física e Desportiva em Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE).

Trata-se de uma ação de formação destinada a professores, treinadores, técnicos de desporto, estudantes das áreas da saúde e das ciências do desporto, pais, atletas, responsáveis de coletividades e clubes, entre outros profissionais da área da saúde, do desporto ou da educação.

Os objetivos gerais são:

  • Conhecer os exemplos de boas práticas no domínio da inclusão de pessoas com deficiência;
  • Debater o papel da Escola, enquanto promotor de medidas inclusivas, com especial foco nas atividades físico-desportivas;
  • Conhecer os diferentes tipos de deficiências e as suas especificidades e implicações na prática de atividades físico-desportivas;
  • Dar a conhecer estratégias de ensino adequadas às várias áreas de deficiência;
  • Introduzir modalidades desportivas específicas e adaptadas às pessoas com deficiência, nomeadamente: Boccia, Goalball, Polybat, Slalom em cadeira de rodas e Voleibol Sentado.

Esta ação está creditada para professores de Educação Física e encontra-se em processo de creditação pelo IPDJ para a componente geral e para a componente específica de treinador de desporto adaptado em 2,3 créditos.

A ação de formação “Iniciação à Atividade Física e Desportiva em Crianças e Jovens com NEE” tem o apoio do Sindicato Democrático dos Professores do Sul.

Os interessados podem consultar o programa clicando aqui e inscrever-se até dia 18 de março, através do preenchimento das fichas de inscrição disponíveis nos seguintes links:

Docentes

Treinadores e outros profissionais

Recomendamos a participação a todos os interessados nesta temática.

View Post

Ação de Formação em Albergaria-a-Velha

In 2019 by Fpdd

Nos passados dias 22 e 23 de fevereiro realizou-se, na Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha e no Pavilhão Polidesportivo de Alquerubim, uma Ação de Formação que visou transmitir conhecimento pertinente relativamente à Iniciação da Atividade Física e Desportiva em Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE).

No primeiro dia foram abordados temas como o Desporto para Pessoas com Deficiência (origem e organização) e modelos e estratégias de trabalho na aula de educação física nas diferentes áreas de deficiência.

No dia 23, após o último módulo teórico relativo aos modelos e estratégias de trabalho na aula de educação física ter sido abordado, procedeu-se à apresentação das modalidades de Boccia, Polybat, Goalball, Slalom em cadeira de rodas e Voleibol sentado.

Nestes dois dias pudemos contar com 21 professores e treinadores de todo o distrito de Aveiro.

A ação de formação “Iniciação à Atividade Física e Desportiva em Crianças e Jovens com NEE” teve o apoio da Associação de Professores de Educação Física de Aveiro (APEF Aveiro) e da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.

View Post

Competição de Polybat em Açores

In 2019 by Fpdd

No âmbito do projeto “+ Desporto ≠”, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) vai realizar mais um Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa”, nos dias 14 e 15 de março, no Pavilhão do Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal, na Praia da Vitória.

Os torneios têm como principal objetivo desenvolver o Polybat a nível nacional, promovendo esta prática a pessoas com deficiência e proporcionando, também, um momento de aprendizagem e conhecimento a todos os técnicos, treinadores, acompanhantes desportivos, entre outros.

A FPDD irá promover, também, um curso de árbitros de Polybat no dia 13 de março, das 17 às 19 horas, na Academia da Juventude e Artes da Ilha da Terceira, na Praia da Vitória.
As inscrições para o torneio são totalmente gratuitas e terão de ser realizadas através da seguinte ligação até às 17 horas do dia 11 de março.

As inscrições para a formação de árbitros terão de ser feitas através da seguinte ligação até ao dia 11 de março.

Poderá consultar o programa da Ação de formação e do torneio através da seguinte ligação.

“+ Desporto ≠” é um projeto co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P., pelo Programa Nacional de Desporto para Todos e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.