View Post

CONTRIBUA PARA UMA BOA CAUSA, COM A SUA DECLARAÇÃO DE IRS

In 2020 by Fpdd

A Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) é uma das entidades beneficiárias da consignação de 0,5 % do IRS. Pode fazê-lo no preenchimento do campo 1101, do quadro 11, do Modelo 3, indicando o NIF da FPDD – 502 513 934.

A sua contribuição destina-se a apoiar o desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência, através dos programas e projetos em curso um pouco por todo o país.

Até 30 de junho tem, no seu dedo, a oportunidade de contribuir para esta causa.

A FPDD agradece!

View Post

ADIADOS PARA 2021 OS JOGOS PARALÍMPICOS DE TÓQUIO

In 2020 by Fpdd

Veja abaixo a publicação da PCAND:

Apesar do Comité Olímpico Internacional (COI) ter anunciado anteriormente que apenas tomaria a decisão relativamente ao possível cancelamento/adiamento dos Jogos Olímpicos nas próximas 4 semanas, a verdade é que o aumento galopante do nº de casos de infeção por COVIFD-19 no mundo, associado à pressão de países como Canadá, Austrália ou Estados Unidos da américa, veio a precipitar a decisão que todos antecipavam:

Os Jogos Olímpicos e os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 foram adiados para o ano de 2021!

Numa decisão sem precedentes (lembremos que os Jogos Olímpicos nunca foram adiados ou cancelados anteriormente sem ser por uma situação de guerra), Comité Olímpico Internacional e Comité Organizador dos Jogos Tóquio 2020 lançaram hoje um comunicado conjunto em que anunciam o adiamento dos Jogos Olímpicos.

Pesou nesta decisão, naturalmente, a preocupação conjunta expressa pelo Presidente do COI Thomas Bach e pelo Primeiro-ministro Japonês, Abe Shinzo, face à dimensão da pandemia Covid-19 a nível global (mais de 375.000 casos em mais de 190 países de todos os continentes) e os seus devastadores efeitos nas vidas das pessoas em geral, e na preparação dos atletas para os Jogos, em particular.

Nos termos desse comunicado, pode ler-se que ““nas presentes circunstâncias e baseado nas informações dadas hoje pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada em Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020 e nunca depois do verão de 2021 para salvaguardar a saúde dos atletas, de todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e da comunidade internacional”.

Foi ainda referido pelos dois líderes internacionais que os Jogos Olímpicos de Tóquio poderão representar uma fonte de esperança nestes tempos difíceis, constituindo-se a chama olímpica como a luz ao fundo do túnel em que o mundo se encontra neste momento. Como tal, a chama olímpica permanecerá no Japão e, não obstante a alteração da data, os Jogos manterão a designação de Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020.

Andrew Parsons, Presidente do Comité Paralímpico Internacional, vem, na sequência desta decisão, declarar que se tratou da “decisão certa” e a “única opção lógica” face ao valor supremo da vida humana, impossível de salvaguardar num evento desportivo de tal magnitude face à situação pandémica atual.  

Louvando a rapidez da tomada de decisão que, seguramente, tranquilizou atletas que se encontram, atualmente impedidos de treinar, de competir e de se preparar adequadamente para uma prova desta magnitude, conclui o Presidente do IPC que “quando os Jogos Paralímpicos finalmente tiverem lugar em Tóquio no  próximo ano, serão uma celebração global espetacular da humanidade que se torna novamente una.” Apela ainda a que os atletas se mantenham seguros e tornem a proteção da sua saúde e bem-estar a prioridade número um neste momento.

Poderão ler o comunicado original do COI AQUI e o comunicado original do CPI AQUI.

View Post

O Desporto dá poder aos jovens com deficiência (SEDY 2)

In 2020 by Fpdd

Sport Empowers Disabled Youth é o nome da segunda edição do projeto SEDY (do programa Erasmus + da Comissão Europeia) de que a FPDD faz parte, juntamente com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, do Instituto Politécnico de Santarém e mais 8 parceiros europeus.

Os principais objetivos deste projeto são:

– Através do estudo da realidade atual da participação dos jovens com deficiência no desporto, apresentar propostas que incrementem e incentivem a inclusão, a igualdade de oportunidades no acesso à prática desportiva e o aumento do número de jovens com deficiência no desporto.

– Desenvolver e colocar em prática uma ferramenta de participação e inclusão desportiva (SPIN tool) – Sport Participation and INclusion tool – para a criação de instrumentos e intervenções práticas que ajudem os jovens com deficiência a tornarem-se mais ativos fisicamente.

– Criar materiais educacionais, com fins pedagógicos, que ajudem os profissionais do setor a intervirem melhor junto dos jovens com deficiência.

– Medir o impacto da ferramenta SPIN nos jovens e nos profissionais.

O SEDY 2 iniciou-se em 15 de janeiro em Amesterdão, Holanda, e terminará no final de 2022.

Mais informações em:

https://www.inholland.nl/inhollandcom/about-inholland/sedy2/

https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/projects/eplus-project-details/#project/613130-EPP-1-2019-1-NL-SPO-SCP

View Post

COMUNICADO OFICIAL N.º 8/2020/FPDD

In 2020 by Fpdd

Para conhecimento geral transcreve-se, em seguida, o Comunicado n.º 8/2020, de 11 de março da FPDD:

“COMUNICADO OFICIAL N.º 8/2020/FPDD

11 de março de 2020

ASSUNTO: Plano de Contingência – COVID-19.

Vem a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência comunicar que,no contexto das recomendações de prevenção das autoridades nacionais sobre o COVID-19, foi aprovado um Plano de Contingência que, entre outras medidas, consagra o seguinte:

1. Manutenção do funcionamento da Federação com abertura e atendimento ao público com serviços mínimos no horário habitual, pontualmente com abertura às 10h00.

2. Realização de trabalho a partir de casa pela maioria dos trabalhadores em sistema de rotatividade.

3. Identificação de uma sala destinada para isolamento, em caso de necessidade.

4. Reforço dos produtos de desinfeção e higiene disponíveis na sede da Federação.

5. Suspensão de todas as ações e atividades programadas e de colaboração por parte dos técnicos da Federação até 12 de abril, caso não surjam novidades que levem à alteração desta medida ou ao prolongamento do seu período de duração.

O PRESIDENTE DA FPDD

Mário Lopes”