View Post

Dia aberto em Portimão – Boccia, Slalom em cadeira de rodas e Tricicleta

In 2019 by Fpdd

A PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, vai organizar uma competição multi desportiva internacional, o CPISRA Multi-Sport Development Games, para modalidades desportivas adaptadas, entre 2 e 6 de outubro.

No âmbito desta competição irá realizar-se no dia 4 de outubro, sexta-feira, entre as 10 e as 16 horas, na Portimão Arena, um evento aberto a todas as pessoas, onde haverá a oportunidade de prática de Boccia, Boccia Sénior, Slalom em cadeira de rodas e Tricicleta. Haverá tricicletas disponíveis para quem quiser experimentar este desporto!

Venha participar neste evento! Junte-se a nós nesta experiência!

Ficha de inscrição

View Post

A FPDD esteve presente no Dia da Lesão Medular

In 2019 by Fpdd

No âmbito do Dia da Lesão Medular, a FPDD esteve presente no evento realizado pelo Centro de Reabilitação do Norte no dia 5 de setembro.

Na parte da manhã, após a abertura do evento, foram partilhadas algumas experiências e vivências por parte de várias pessoas com lesão medular.

Na parte da tarde, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer os diversos expositores que se encontravam no evento (organizações, empresas, entre outros) e, desta forma, tomar conhecimento dos produtos, modalidades e ofertas disponíveis. Agradecemos ao Centro de Reabilitação do Norte pelo convite.

View Post

Portugal bem representado no Europeu de Boccia

In 2019 by Fpdd

A Seleção de Boccia de Portugal participou, no final de agosto, no Campeonato da Europa da modalidade que se disputou em Sevilha, Espanha.

Os nossos desportistas obtiveram os seguintes resultados de pódio:

–  Abílio Valente: Medalha de Ouro – Competição Individual de BC2

–  Equipa BC1-BC2 com Abílio Valente, André Ramos, António Marques, Cristina Gonçalves e Nelson Fernandes: Medalha de Prata

–  Par BC4 com Carla Oliveira, Manuel Cruz e Nuno Guerreiro: Medalha de Bronze

O título de campeão europeu na Classe BC2 manteve-se em Portugal, passando de Nelson Fernandes (Campeão desde 2017), para Abílio Valente. Este título, aliás, tem sido conquistado por Portugal, ininterruptamente, desde 2001.

Todos os olhos estavam postos nesta prova que assegurava aos medalhados de ouro um passaporte direto para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, objetivo último do esforço e dedicação de todos os atletas da modalidade nos últimos três anos.

A prestação dos atletas lusos permitiu-lhes somar pontos importantes para o ranking mundial, que permitirão aceder aos Jogos Paralímpicos. O novo Campeão Europeu, Abílio Valente, já conquistou a primeira vaga individual para Portugal. Ficou mais próxima a qualificação da Equipa BC1-BC2 e do Par BC4, cujos resultados nesta prova permitiram sedimentar esse objetivo.

Resta, agora, continuar o árduo trabalho de preparação para participação no BISFed 2019 Boccia World Open – Póvoa de Varzim, que decorrerá de 28 de outubro a 4 de novembro, que será a última prova europeia de qualificação. 

View Post

Competição de Polybat chega a Lisboa

In 2019 by Fpdd

No âmbito do projeto “+ Desporto ≠”, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) vai realizar um Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa”, no dia 24 de setembro, das 10 às 16 horas, no Pavilhão do Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso.

Os torneios têm como principal objetivo desenvolver o Polybat a nível nacional, promovendo esta prática a pessoas com deficiência e proporcionando, também, um momento de aprendizagem e conhecimento a todos os técnicos, treinadores, acompanhantes desportivos, entre outros.

A FPDD irá promover, também, um Curso de Árbitros de Polybat no dia do torneio (formação prática) e no dia 20 de setembro, das 9 às 12 horas, no mesmo local (formação teórica).

As inscrições para o torneio são gratuitas e terão de ser realizadas clicando aqui, até às 14 horas do dia 20 de setembro.

As inscrições para o Curso de Árbitros são gratuitas e terão de ser feitas clicando aqui, até às 14 horas do dia 18 de setembro.

“+ Desporto ≠” é um projeto co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P. e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.

View Post

CAMPO DE TREINO DE RUBGY EM CADEIRA DE RODAS NO SEIXAL, IRÁ CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DO SELECIONADOR ALEMÃO CHRISTOPH WERNER

In 2019 by Fpdd

O 5.º Campo de Treino de Rugby em cadeira de rodas “Jogos Santa Casa”, que irá realizar-se nos dias 14 e 15 de setembro no Pavilhão Desportivo Municipal da Torre da Marinha, no Seixal, no âmbito do projeto “+ Desporto ≠”, irá contar com a presença do Selecionador Alemão da equipa de Rugby em Cadeira de Rodas (Rugby CR), Christoph Werner.

Christoph Werner iniciou o seu percurso na modalidade em 1997, tendo representado a Seleção Alemã de Rugby CR de 2002 a 2008. Foi selecionador da equipa Polaca de Rugby CR, de 2010 a 2014, e é, desde 2014, o selecionador da Alemanha.

Relembramos que poderá inscrever-se gratuitamente, através do preenchimento do seguinte formulário, até ao dia 10 de setembro, clicando aqui.

“Mais Desporto ≠” é um projeto apoiado pelo Programa Nacional de Desporto para Todos, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P. e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.

View Post

SEIXAL RECEBE O 5º CAMPO DE TREINO DE RUBGY EM CADEIRA DE RODAS

In 2019 by Fpdd

No âmbito do projeto “+ Desporto ≠”, que tem como objetivo principal divulgar e promover a prática de diferentes modalidades a nível nacional, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência iá realizar, nos dias 14 e 15 de setembro, o quinto Campo de Treino de Rugby em cadeira de rodas do ano 2019, no Pavilhão Municipal Torre da Marinha, no Seixal.

Esta modalidade encontra-se em constante evolução através da realização dos campos de treino que têm como objetivo desenvolver o Rugby em Cadeira de Rodas em Portugal, proporcionando assim uma maior oferta desportiva às pessoas com mobilidade reduzida. A ação destina-se a potenciais jogadores de Rugby em cadeira de rodas elegíveis para a prática (com comprometimento em três membros e no tronco, ou nos quatro membros), acompanhantes desportivos, treinadores, árbitros e a classificadores.

Poderá inscrever-se gratuitamente através do preenchimento do formulário, clicando aqui, até ao dia 10 de setembro de 2019.

“Mais Desporto ≠” é um projeto apoiado pelo Programa Nacional de Desporto para Todos, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P. e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.

View Post

Comemorações do Dia Internacional da Juventude decorrem em todo o país

In 2019 by Fpdd

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e os seus parceiros assinalam, esta segunda-feira, 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude, com atividades por todo o país.

Esta efeméride celebra-se por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, em 1998. O tema deste ano, definido pelo Secretário-Geral da ONU é a «Educação Transformadora». A educação inclusiva e acessível é crucial para alcançar o desenvolvimento sustentável e pode desempenhar um papel na prevenção de conflitos.

O Centro Desportivo Nacional do Jamor – que comemora 75 anos – recebe, neste dia dedicado à Juventude, várias associações de jovens, dezenas de atividades lúdicas (desde teatro, dança, insufláveis, ateliers de expressão dramática, atividades de biodiversidade, reciclagem, cinotecnia, a pinturas faciais), e também atividades desportivas (escalada e slide, tiro com arco, baseball, kite cars, mini golf, canoagem, boxe, rugby), bem como sessões temáticas de esclarecimento e ações de educação para a saúde (através da realização de rastreios de nutrição). Estará também presente o «Champimóvel» com uma viagem interativa tridimensional pelo corpo humano.

Juntam-se ao IPDJ, nesta celebração, o Cifrão com a sua mega-aula de dança e o Rui Unas com a transmissão e cobertura das atividades deste dia, através do podcast «Maluco Beleza».

Será ainda dado destaque ao Orçamento Participativo Jovem Portugal, uma iniciativa do Governo que visa contribuir para a melhoria da nossa democracia pela inovação e reforço das formas de participação pública dos cidadãos jovens.  Uma verdadeira aposta no espírito criativo e no potencial empreendedor da Juventude, cujos resultados serão públicos neste dia.

As comemorações do Dia Internacional da Juventude do IPDJ realizam-se de 9 a 12 de agosto em todo o país, nomeadamente em Bragança, Viana do Castelo, Coimbra, Évora e Faro, onde decorrem atividades em parceria com diversas entidades, nomeadamente a Movijovem, com a iniciativa Cartão Jovem.

É um dia em que também várias entidades públicas e privadas se associam, disponibilizando descontos e entradas gratuitas nas suas atividades/serviços, em todas as regiões do país.

Toda a informação em : https://bit.ly/2YQWOZW

View Post

Campeões da Europa!

In 2019 by Fpdd

Terminaram neste domingo, dia 28 de julho, os Campeonatos da Europa de Atletismo e Ténis de Mesa Síndrome de Down em Tampere, Finlândia.

No Europeu de Ténis de Mesa ITTADS, João Soldado Gonçalves voltou a alcançar o ouro, desta vez na competição de singulares T21 ao bater na final o britânico Harry Fairchild por 3-0. A Seleção de Ténis de Mesa sai de Tampere com 4 medalhas de ouro.

Quanto à Seleção de Atletismo termina o Europeu IAADS com o título coletivo, o quinto da história, com um total de 37 medalhas (12 ouro, 17 prata e 8 bronze).

Nesta terceira e última jornada as medalhas de ouro foram alcançadas por Francisco Gouveia nos 200m Mosaico com 37.44, no comprimento Mosaico com 2.80m e nos 1.500m Mosaico, por Paulo Henriques nos 1.500m T21 com 6.54.85 e pela estafeta masculina T21 dos 4x400m composta por João Machado, Paulo Henriques, Nuno Fernandes e Luís Gonçalves com 5.32.84.

Quanto às pratas foram através de João Machado no salto em comprimento com 3.93m, de Maria Vicente e Luís Gonçalves nas respetivas provas dos 200m T21 (37.31 e 29.99) e da estafeta feminina dos 4x400m com Helena Soares, Sandra Sousa, Jennifer Nogueira e Maria Vicente com 8.15.86.

Por fim, as medalhas de bronze foram arrecadas por Nelson Silva no comprimento com 3.92m, por Jennifer Nogueira nos 1.500m com 10.27.07 e por Nuno Fernandes nos 200m com 30.34.

Estes dois Campeonatos da Europa saldaram-se como extremamente positivos para as cores lusas representadas pela ANDDI com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo e da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência.

Já no próximo mês de novembro, e neste mesmo âmbito do Desporto para atletas com síndrome de Down, a ANDDI-Portugal vai organizar em Guimarães os Campeonatos Internacionais de Basquetebol 3×3 e de Judo.

View Post

Portugal a todo gás em Tampere

In 2019 by Fpdd

Começaram os Campeonatos da Europa de Atletismo e Ténis de Mesa síndrome de Down na cidade finlandesa de Tampere.

O primeiro dia foi bastante produtivo para as cores nacionais com a conquista de 16 medalhas (5 ouro, 8 prata e 3 bronze).

Nas competições de pares de Ténis de Mesa ITTADS, João Soldado Gonçalves arrecadou duas medalhas de ouro ao formar dupla com o inglês Harry Fairchild em pares masculinos T21 e com a checa Dita Anderová em pares mistos.

Já a Seleção de Atletismo, como é seu apanágio, conquistou 14 medalhas logo na 1ª jornada do Europeu IAADS. As medalhas de ouro do dia foram para Francisco Gouveia nos 1.500m Marcha Mosaico com 11.46.32 e nos 400m Mosaico com 1.35.17 e para Nuno Fernandes nos 400m T21 com 1.13.85.

Quanto às pratas foram através de João Machado no lançamento do disco com 20.89 e no triatlo com 2230 pontos, de André Silva e Helena Soares nos 1.500m Marcha T21 com 11.14.58 e 12.25.47, respetivamente, de Maria Vicente nos 400m com 1.38.90 e no triatlo com 1770 pontos (recorde nacional), de Francisco Gouveia também no triatlo com 1459 pontos e da estafeta feminina dos 4x100m com Helena Soares, Sandra Sousa, Jennifer Nogueira e Maria Vicente com 1.26.68.

Por fim, as medalhas de bronze foram arrecadas por Helena Soares no disco com 10.32 e no triatlo com 904 pontos e por Nelson Silva no triatlo com 2098 pontos.

A grande decepção deste dia foi a desclassificação da estafeta dos 4x100m masculina composta por João Machado, Nelson Silva, Nuno Fernandes e Luís Gonçalves que, mais uma vez, iria bater o Recorde do Mundo com a marca de 59.22.

View Post

Delegação Portuguesa parte para a Finlândia

In 2019 by Fpdd

Foi ao início da manhã desta quarta-feira dia 24 de julho, que as Seleções Nacionais de Atletismo e Ténis de Mesa Síndrome de Down partiram para a Finlândia para competir nos respetivos Campeonatos da Europa.

A equipa de Atletismo vai a Tampere defender o título coletivo alcançado em Vila Nova de Gaia, em 2017. A base da equipa mantém-se com os atletas já muito experimentados em competições internacionais mas conta, também, com a velocista açoriana Maria Vicente, já detentora do recorde da Europa dos 400 metros, como uma das principais candidatas à vitória, nesta que é a sua estreia internacional.

Quanto à Seleção de Ténis de Mesa, vai participar na 2.ª edição do Europeu ITTADS e conta com experiência de João Soldado Gonçalves para atacar as medalhas; a este juntam-se dois jovens que já estiveram presentes no último Campeonato do Mundo realizado na Madeira, no ano passado, para ganharem ainda mais traquejo e, quem sabe, fazerem alguma façanha.

Ambas as competições vão decorrer até ao próximo domingo, dia 28 de julho.