View Post

V SEMINÁRIO FPDD “CONHECER MAIS PARA INCLUIR MELHOR”

Em Sem categoria por Fpdd

A Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência vai realizar, em 3 de dezembro de 2020 (quinta-feira), a partir das 14h30, o V Seminário da FPDD “Conhecer mais para incluir melhor”, desta vez sob a forma de videoconferência.

O Programa integra a apresentação de alguns dos artigos que serão publicados na Revista Científica da FPDD.

As inscrições são gratuitas e estão abertas. Faça-a AQUI!

Divulgaremos o Programa em breve.

View Post

Formação de professores, treinadores e outros agentes em Lagos

Em Sem categoria por Fpdd

O projeto (In)formar e (Des)envolver para Incluir (IDI) da FPDD vai continuar em dezembro, em Lagos. Em colaboração com Sindicato dos Professores do Sul, vão realizar-se várias ações de formação síncronas e assíncronas, à distância, nos próximos dias 2, 4 e 5 de dezembro, culminando com a sessão de avaliação das aprendizagens a 15 de dezembro; estas ações são creditadas e dirigidas, em particular, aos professores do Sul do país, em particular para os do concelho de Lagos, mas também a treinadores e outros agentes.

A formação e o desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência adquiriram uma grande importância nos dias de hoje. A procura pela formação específica e especializada é cada vez maior e o próprio desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência tem sido notório, razões porque a FPDD tem procurado dar resposta às várias solicitações que tem recebido.

As inscrições estão abertas a todos os interessados e poderão ser realizadas clicando aqui, até ao dia 29 de novembro.

O programa e os conteúdos da formação podem ser consultado clicando aqui.

(IN)FORMAR E (DES)ENVOLVER PARA INCLUIR, é um projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P. e pelo IPDJ.

View Post

Rugby em cadeira de rodas treinou em Odivelas

Em Sem categoria por Fpdd

O Pavilhão Desportivo Municipal Susana Barroso, em Odivelas – Cidade Europeia do Desporto 2020 – recebeu, em 14 e 15 de novembro, o terceiro Campo de Treino de Rugby CR deste ano.

Devido ao “Estado de emergência” decretado pelo Governo, face à pandemia do COVID-19, o Campo de Treino teve um formato mais reduzido do que o habitual em termos de prática efetiva e de duração (só nas duas manhãs), para que se respeitassem as condições de segurança preconizadas pelas autoridades, tendo participado 7 atletas, 2 técnicos da Federação, 3 acompanhantes e 1 árbitro. Todavia, na tarde de sábado, foi realizada uma ação de formação por videoconferência, que incidiu sobre regulamentos, regras e arbitragem, a qual registou a participação de 21 pessoas.

Os Campos de Treino desta modalidade são organizados pela FPDD ao abrigo do projeto “Rugby sobre rodas”. O principal objetivo é divulgar esta modalidade paralímpica, especificamente dirigida a atletas com limitações nos membros inferiores e superiores, e constituir uma seleção nacional da modalidade. 

A FPDD agradece o apoio concedido pela Câmara Municipal de Odivelas, em particular ao Vereador do Desporto, Paulo César Teixeira, que nos acolheu e visitou durante a manhã de domingo, tendo assistido a uma parte do jogo-treino e trocado impressões com os jogadores.

O Projeto “Rugby sobre rodas” é apoiado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e tem o patrocínio dos Jogos Santa Casa.

View Post

Rugby em cadeira de rodas em Odivelas com programa reduzido

Em Sem categoria por Fpdd

No âmbito do projeto “Rugby Sobre Rodas”, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência vai realizar o terceiro Campo de Treino de Rugby em cadeira de rodas “Jogos Santa Casa” de 2020, nos dias 14 e 15 de novembro, no Pavilhão Desportivo Municipal Susana Barroso, em Odivelas.

Devido aos condicionalismos impostos pelo “Estado de emergência”, só haverá treinos práticos nas manhãs de sábado e de domingo (entre as 9h00 e as 12h30), sendo anuladas as atividades previstas inicialmente para a tarde de sábado, designadamente o treino e a ação de formação de arbitragem.

Poderá inscrever-se gratuitamente no campo de treino clicando aqui , até ao dia 10 de novembro.

Este projeto é co-financiado pelos Jogos Santa Casa e pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P. (IPDJ).

View Post

Campo Maior vai receber ação de Polybat em 17 e 18 de novembro

Em Sem categoria por Fpdd

No âmbito do projeto da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) “Polybat para Todos”, irá realizar-se mais um Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa”, no dia 18 de novembro, no Pavilhão Desportivo do Centro Escolar “Comendador Rui Nabeiro”, em Campo Maior, destinado, apenas, aos alunos deste Centro Escolar.

Os torneios concelhios têm como principal objetivo desenvolver o Polybat a nível nacional, promovendo esta prática para pessoas com deficiência e proporcionando, também, um momento de aprendizagem e conhecimento a todos os técnicos, treinadores, acompanhantes desportivos, entre outros.

A FPDD irá promover, também, um Curso de Árbitros de Polybat no dia 17 de novembro, das 16h00 às 18h00, no Auditório do Centro Escolar “Comendador Rui Nabeiro, atividade aberta a qualquer participante.

As inscrições para o torneio são totalmente gratuitas e terão de ser realizadas até dia 13 de novembro, clicando aqui

As inscrições para o Curso de Árbitros de Polybat terão de se efetuar, também, até ao dia 13 de novembro, clicando aqui,

Pode consultar o programa das duas ações clicando aqui.

O projeto “Polybat para Todos” é um projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P. e pelo Programa Nacional de Desporto para Todos do IPDJ e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.

View Post

Rugby em cadeira de rodas estreia-se em Odivelas

Em Sem categoria por Fpdd

No âmbito do projeto “Rugby Sobre Rodas”, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência vai realizar o terceiro Campo de Treino de Rugby em cadeira de rodas “Jogos Santa Casa” de 2020, nos dias 14 e 15 de novembro, no Pavilhão Desportivo Municipal Susana Barroso, em Odivelas.

O campo de treino tem como objetivo desenvolver o Rugby em cadeira de rodas em Portugal, proporcionando uma maior oferta desportiva às pessoas com mobilidade reduzida e destina-se a potenciais jogadores desta modalidade elegíveis para a prática (com comprometimento em três membros e no tronco, ou nos quatro membros), acompanhantes desportivos, treinadores, árbitros e classificadores.

Nos campos de treino abrimos as portas não só a atletas como, também, a todos os interessados que pretendam conhecer a modalidade, seja na vertente técnica, como na vertente da arbitragem ou da classificação desportiva. Além dos dois dias de prática da modalidade será realizada uma formação teórica de arbitragem presencial para os atletas do Campo de Treino e em versão online aberta a todos os interessados. Esta ação de formação irá realizar-se no dia 14, sábado, às 18 horas, terá duração de duas horas, é gratuita e as inscrições poderão ser feitas clicando aqui.

Poderá inscrever-se gratuitamente no campo de treino clicando aqui , até ao dia 10 de novembro.

Para aceder ao Plano de contingência desta atividade e às Medidas de apoio à Retoma da Atividade Desportiva do Rugby em cadeira de rodas, clicar aqui.

Este projeto é co-financiado pelos Jogos Santa Casa e pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P. (IPDJ).

View Post

Polybat para Todos em Viana do Castelo

Em 2020 por Fpdd

Nos dias 13 e 14 de outubro, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência concretizou, no Pavilhão Desportivo da Meadela, em Viana do Castelo, com excecional apoio da APPACDM, da Câmara Municipal e da Associação de Ténis de Mesa locais, um Curso de Formação de Árbitros e um Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa”.

No Curso participaram 15 profissionais de várias entidades, que receberam a formação adequada para arbitragem desta modalidade desportiva, nas vertentes teórica e prática (no Torneio realizado no dia 14), numa conjugação de esforços para dotar estes técnicos com vários conhecimentos e formas de abordagem lúdico-recreativas, didáticas e terapêuticas de uma modalidade desportiva que cimenta, cada vez mais, a adesão dos praticantes e dos técnicos, pelos benefícios inclusivos deste desporto versátil, fazendo um varrimento das especificidades de cada intervenção profissional, podendo explorar e aportando novas abordagens, com todas as vantagens e benefícios funcionais e de sociabilização para os seus clientes/utentes, nos vários níveis de intervenção multidisciplinar.

No Torneio participaram 21 praticantes da APPACDM, dos seus vários polos do concelho, nas divisões de atletas ambulantes e utilizadores de cadeira, na variante individual da modalidade. As classificações foram as seguintes:

Divisão “atletas ambulantes”:

1.º lugar – Luís Ramião

2.º lugar – Carlos Gomes

3.º lugar – Pedro Rêgo

Divisão “atletas em cadeira”:

1.º lugar – Ricardo Ferreira

2.º lugar – Alberto Gomes

3.º lugar – Rosa Lourenço

O Polybat, também designado por ténis de mesa lateral, é um jogo de mesa que foi criado em Inglaterra, para crianças e jovens estudantes com Necessidades Educativas Especiais, que surgiu como alternativa às modalidades de Boccia e Ténis de Mesa convencional.

Mais informações em http://fpdd.org/polybat/ .

“Polybat para Todos” é um projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P. e pelo Programa Nacional de Desporto para Todos do IPDJ e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.

View Post

Competição de Polybat em Viana do Castelo

Em 2020 por Fpdd

No âmbito do projeto “Polybat para Todos”, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) vai realizar mais um Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa”, no dia 14 de outubro, no Pavilhão Desportivo da Meadela, em Viana do Castelo.

Os torneios têm como principal objetivo desenvolver o Polybat a nível nacional, promovendo esta prática a pessoas com deficiência e proporcionando, também, um momento de aprendizagem e conhecimento a todos os técnicos, treinadores, acompanhantes desportivos, entre outros.

A FPDD irá promover, também, um Curso de Árbitros de Polybat no dia 13 de outubro, das 15h30 às 17h00, também no Pavilhão Desportivo da Meadela, em Viana do Castelo, aberta a qualquer participante.

O torneio será exclusivo, apenas, para atletas da APPACDM de Viana do Castelo.

As inscrições para o torneio são totalmente gratuitas e terão de ser realizadas até dia 11 de outubro, clicando aqui.

As inscrições para a formação de árbitros terão de se realizar clicando aqui, até ao dia 11 de outubro.

Poderá consultar o programa da Ação de Formação e do Torneio clicando aqui.

“Polybat para Todos” é um projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P. e pelo Programa Nacional de Desporto para Todos do IPDJ e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.

View Post

Concretizou-se o ato eleitoral na FPDD

Em 2020 por Fpdd

Realizaram-se em 6 de outubro, as eleições para os Órgãos Sociais da nossa Federação. Apresentou-se a sufrágio apenas uma lista com candidatura para os sete Órgãos: Mesa da Assembleia Geral, Presidente, Direção, Conselho Fiscal, Conselho de Justiça, Conselho de Disciplina e Conselho de Arbitragem.

Exerceram o direito de voto 10 delegados em representação de três das quatro Associadas com legitimidade para o efeito. Os novos membros dos Órgãos Sociais da Federação são os seguintes:

Mesa da Assembleia-Geral

Presidente – Hugo Miguel da Silva

Vice-presidente – Humberto Carvalho Gomes

Secretário -Ricardo Nuno de Bastos Soares

Presidente -Fausto José da Cruz Pereira

Direção

Vice-Presidente ANDDI – Margarida José César Osório Silva Duarte

Vice-Presidente ANDDVIS – Luís Filipe Teixeira Gestas

Vice-Presidente LPDS – Armando Gabriel Teixeira Baltazar

Vice-Presidente PCAND – Rui Manuel Firmino de Oliveira

Tesoureiro – Joaquim Manuel Correia Guerreiro Viegas

Conselho Fiscal

Presidente – Mário Augusto de Oliveira Dias

1.º Vogal – João Luís Santana Duarte

2.º Vogal – João Pedro Ferreira Rafael

Conselho de Justiça

Presidente – Carlos André de Almeida Dias Ferreira

1.º Vogal – Pedro Afonso Nóbrega Moita de Melo e Sá

2.º Vogal – Telmo Manuel Coutinho Rodrigues

Conselho de Disciplina 

Presidente – Tiago Fragoso de Carvalho

1.º Vogal – Luís Manuel Pacheco Carvalho

2.º Vogal – Tânia Catarina Fernandes Camões Flores

Conselho de Arbitragem

Presidente – António José Gaspar da Silva

1.º Vogal – João Lopes Cardoso da Silva

2.º Vogal -Maria de Fátima Gomes Sarmento Chaves

View Post

O Rugby em cadeira de rodas voltou ao ativo!

Em 2020 por Fpdd

Retomámos a prática do Rugby CR na Universidade de Aveiro (Pavilhão Desportivo Prof. Dr. Aristides Hall), com a realização de mais um Campo de Treino, nos dias 3 e 4 de outubro, o segundo neste ano.

Num contexto de pandemia do COVID-19 e sob todas as condições de segurança preconizadas pelas autoridades de saúde e do desporto – o plano de retoma da atividade desportiva foi aprovado pela Delegação de Saúde de Aveiro – participaram 6 atletas, 2 técnicos da Federação, 3 acompanhantes e 2 voluntários.

Os Campos de Treino desta modalidade são organizados pela FPDD ao abrigo do projeto “Rugby sobre rodas”. O principal objetivo é divulgar esta modalidade paralímpica, especificamente dirigida a atletas com limitações nos membros inferiores e superiores, e constituir uma seleção nacional da modalidade. 

Foi possível avaliar o esforço que os atletas, individualmente, têm feito para se manterem numa “forma desportiva” mínima, passíveis de colocarem, em campo, a determinação e alegria que confere este regresso.

A FPDD agradece o apoio da Universidade de Aveiro, que nos acolheu através do seu Pró-Reitor, Professor Dr. Manuel Matias, em especial aos seus trabalhadores, da Direção Regional de Saúde do Centro – Delegação de Saúde de Aveiro, do Instituto Português do Desporto e Juventude e o patrocínio dos Jogos Santa Casa, que apesar da paragem forçada pela pandemia, continuou a colaborar com a FPDD e ofereceu à equipa nacional da modalidade, novo vestuário desportivo de qualidade, o que demonstra a sua preocupação em continuar a apostar no desporto para as pessoas com deficiência.