O Rugby em cadeira de rodas voltou ao ativo!

Em 2020 por Fpdd

Retomámos a prática do Rugby CR na Universidade de Aveiro (Pavilhão Desportivo Prof. Dr. Aristides Hall), com a realização de mais um Campo de Treino, nos dias 3 e 4 de outubro, o segundo neste ano.

Num contexto de pandemia do COVID-19 e sob todas as condições de segurança preconizadas pelas autoridades de saúde e do desporto – o plano de retoma da atividade desportiva foi aprovado pela Delegação de Saúde de Aveiro – participaram 6 atletas, 2 técnicos da Federação, 3 acompanhantes e 2 voluntários.

Os Campos de Treino desta modalidade são organizados pela FPDD ao abrigo do projeto “Rugby sobre rodas”. O principal objetivo é divulgar esta modalidade paralímpica, especificamente dirigida a atletas com limitações nos membros inferiores e superiores, e constituir uma seleção nacional da modalidade. 

Foi possível avaliar o esforço que os atletas, individualmente, têm feito para se manterem numa “forma desportiva” mínima, passíveis de colocarem, em campo, a determinação e alegria que confere este regresso.

A FPDD agradece o apoio da Universidade de Aveiro, que nos acolheu através do seu Pró-Reitor, Professor Dr. Manuel Matias, em especial aos seus trabalhadores, da Direção Regional de Saúde do Centro – Delegação de Saúde de Aveiro, do Instituto Português do Desporto e Juventude e o patrocínio dos Jogos Santa Casa, que apesar da paragem forçada pela pandemia, continuou a colaborar com a FPDD e ofereceu à equipa nacional da modalidade, novo vestuário desportivo de qualidade, o que demonstra a sua preocupação em continuar a apostar no desporto para as pessoas com deficiência.