Portugal bem representado no Europeu de Boccia

In 2019 by Fpdd

A Seleção de Boccia de Portugal participou, no final de agosto, no Campeonato da Europa da modalidade que se disputou em Sevilha, Espanha.

Os nossos desportistas obtiveram os seguintes resultados de pódio:

–  Abílio Valente: Medalha de Ouro – Competição Individual de BC2

–  Equipa BC1-BC2 com Abílio Valente, André Ramos, António Marques, Cristina Gonçalves e Nelson Fernandes: Medalha de Prata

–  Par BC4 com Carla Oliveira, Manuel Cruz e Nuno Guerreiro: Medalha de Bronze

O título de campeão europeu na Classe BC2 manteve-se em Portugal, passando de Nelson Fernandes (Campeão desde 2017), para Abílio Valente. Este título, aliás, tem sido conquistado por Portugal, ininterruptamente, desde 2001.

Todos os olhos estavam postos nesta prova que assegurava aos medalhados de ouro um passaporte direto para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, objetivo último do esforço e dedicação de todos os atletas da modalidade nos últimos três anos.

A prestação dos atletas lusos permitiu-lhes somar pontos importantes para o ranking mundial, que permitirão aceder aos Jogos Paralímpicos. O novo Campeão Europeu, Abílio Valente, já conquistou a primeira vaga individual para Portugal. Ficou mais próxima a qualificação da Equipa BC1-BC2 e do Par BC4, cujos resultados nesta prova permitiram sedimentar esse objetivo.

Resta, agora, continuar o árduo trabalho de preparação para participação no BISFed 2019 Boccia World Open – Póvoa de Varzim, que decorrerá de 28 de outubro a 4 de novembro, que será a última prova europeia de qualificação.