Portugal precisa de mais atividade física

In 2018 by Fpdd0 Comments

O último Eurobarómetro sobre Desporto e Atividade Física, realizado em dezembro de 2017 e publicado em março de 2018, revela que Portugal continua a ser um dos países da Europa onde se pratica menos desporto. 68 % do total da população nacional não se envolve regularmente em atividades desportivas, percentagem que se verifica também na Grécia e na Bulgária. Por oposição, os países onde se regista maior participação desportiva regular são a Finlândia (69 %), a Suécia (67 %) e a Dinamarca (63 %).

Contudo, apesar do nosso país ter uma das mais elevadas percentagens de sedentarismo entre os países da União Europeia, este estudo concluiu que a Europa, no seu todo, faz muito menos exercício físico do que o que seria recomendável para a manutenção de uma vida saudável, facto confirmado pelos valores obtidos neste estudo que não revelaram muitas alterações desde o último Eurobarómetro publicado em 2014. Isto apesar dos esforços que a União Europeia tem vindo a fazer para difundir a importância da prática desportiva e o seu impacto na qualidade de vida e bem estar dos cidadãos. 

O Comissário para a Educação. Juventude, Cultura e Desporto – Tibor Navracsics – concluiu: “Estes novos números mostram a importância vital que existe em nos mantermos focados na promoção da atividade física e estilos de vida saudáveis. Encorajo fortemente todas as entidades envolvidas, desde autoridades públicas a organizações desportivas a intensificar os seus esforços e a trabalhar em conjunto.”

A FPDD continuará a dar o seu contributo.

Leave a Comment