ReSport em Portugal

In 2018 by Fpdd

A Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência é a representante de Portugal no projeto europeu “ReSport”, enquadrado no Programa “Erasmus +” da Comissão Europeia, que tem como entidade promotora o Center Naprej (Eslovénia) e envolve, também, as seguintes entidades: Município de Keçiören (Turquia), Centro Sportivo Italiano (Itália), Human Profess Közhasznú Nonprofit Kft (Hungria), Rijeka Disability Sports Association (Croácia), CIF France (França) e Brain Injury Matters (Irlanda do Norte – Reino Unido).
“ReSport” visa a reabilitação de pessoas com necessidades especiais através do desporto e tem como prazo de desenvolvimento 36 meses: de 2017 a 2019. A FPDD é responsável pela introdução e crescimento das modalidades de Cross Boccia, Netball, Orientação e Stand Up Paddle e pela organização e realização de uma iniciativa para todos os parceiros, no nosso país, entre 11 e 14 de dezembro.
Assim, este evento irá integrar-se no programa das comemorações do 30.º aniversário da nossa Federação, que foi fundada em 7 de dezembro de 1988. Nestes quatro dias teremos em Odivelas, Lisboa e outras localidades, 13 pessoas em representação das sete instituições e nações referidas.
O programa inclui, designadamente, uma receção nos Paços do Concelho de Odivelas, a visita ao Pavilhão Multiusos de Odivelas, ao Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, ao Centro Desportivo Nacional do Jamor e ao Complexo Desportivo de Rio Maior.
Tem, também, a inauguração da nova Prancha Adaptada de SUP (Stand Up Paddle) da Federação, na manhã do dia 11 de dezembro, na Piscina da Encarnação e a realização do III Seminário da FPDD “Conhecer mais para incluir melhor”, em 13 de dezembro, na Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém. O Programa contempla a apresentação de alguns dos artigos que serão publicados na Revista Científica da FPDD. Esta ação está creditada pelo IPDJ com 1.0 crédito para treinadores de desporto adaptado, na componente específica e 1.0 crédito para
treinadores de desporto, na componente geral.
As inscrições são gratuitas, limitadas a 120 pessoas e estão abertas até dia 11 de dezembro.
Faça-a AQUI!
Consulte AQUI o Programa.
O programa termina na manhã do dia 14 com uma reunião entre os parceiros.
Esta iniciativa conta com os apoios das Câmaras Municipais de Odivelas, Rio Maior e Mafra, DESMOR, E. M., APERCIM, Jogos Santa Casa e Ericeira Surf Clube.