Fica em Forma
o projeto


Enquadramento e Necessidades identificadas

Num país onde os níveis de sedentarismo são elevados, nomeadamente na população com deficiência, torna-se urgente a promoção da Atividade Física e Desportiva (AFD) nos grupos com uma menor oferta e acessibilidade a esta prática.

Existe, ainda, uma grande dificuldade em encontrar num só local, informação sobre as várias oportunidades de prática de desportos adaptados, o que se torna um entrave ao início da prática de AFD por pessoas com deficiência.

Devido à realidade que vivemos atualmente, que levou à diminuição da prática regular nos locais habituais, identificamos uma clara necessidade em encontrar soluções para que as pessoas com deficiência, iniciem, elevem e mantenham a sua prática regular de AFD.

Por outro lado, existe a necessidade de reunir, organizar e compilar toda a informação sobre os locais de prática de AFD acessíveis a pessoas com deficiência.

Existe, ainda, uma lacuna que pretendemos combater, no acesso à informação sobre as diversas AFD, assim como as metodologias inerentes ao desenvolvimento de programas específicos para este tipo de população.

Objetivos

Este Projeto tem como principais objetivos motivar as pessoas com deficiência para a prática de AFD; melhorar o acesso à informação sobre a AFD adaptada; criar parcerias com Clubes, Ginásios, Entidades Formadoras e Instituições de Ensino Superior, de forma a criar e reunir conteúdo audiovisual relacionado com a AFD adaptada.

Impacto e Avaliação

Envolvimento de especialistas em AFD para a criação de conteúdos media para as populações-alvo. Pretende-se que este projeto tenha conteúdos diversos, permitindo uma informação de qualidade, em termos de atividade física adaptada, envolvendo os profissionais em rede, para que esses conteúdos cheguem a um maior número de pessoas.

A avaliação do projeto será feita através da relevância, qualidade de informação e pelo alcance de cada publicação.

Divulgação e Disseminação

Para a disseminação será desenvolvido o Canal de YouTube da FPDD, bem como outras redes sociais da Federação e das entidades com quem consigamos estabelecer parcerias ativas.

Cada vídeo terá uma fase prévia de divulgação, onde se inclui a notícia e um pequeno vídeo de apresentação (teaser).

Será elaborado um plano e comunicação do projeto em conjunto com os parceiros do projeto e de comunicação da Federação.

Atividades e Resultados

Criação de 10 blocos de conteúdos audiovisuais com 20 minutos cada – um por cada um dos parceiros do projeto – visando a promoção de atividades desportivas adaptadas, materializada em dez vídeos, a publicar mensalmente, constituídos por demonstração de exercícios físicos adaptados para os vários tipos de funcionalidade, bem como pela reunião de um conjunto de informações sobre a oferta desportiva nos vários locais do país, dando exemplos de boas práticas no que diz respeito à implementação de programas de atividade desportiva para pessoas com deficiência.

Parceiros

Para o desenvolvimento deste projeto a FPDD procura, como parceiras primordiais, as entidades que contribuem para a Formação de Recursos Humanos na área da AFD, com capacidade de produção de conteúdos técnicos e científicos, destacando-se: Universidades, Escolas Superiores de Desporto e Entidades Formadoras Certificadas.

Em 2021 foi assinado um Protocolo de Parceria com o Grupo Manz para o desenvolvimento de um conjunto de ações, destacando-se a realização dos vídeos do Projeto.

O Projeto “Fica em Forma!” é cofinanciado pelo Programa de Apoio a Projetos pelo INR,I.P.

logotipo INR         logotipo IPDJ