FIT - Fitness Inclusivo a Todos
o projeto


Este projeto advém das necessidades identificadas pela FPDD, durante o desenvolvimento do seu Projeto Fica em Forma! 2021 e perante diversas solicitações que chegam à Federação, por parte de indivíduos (praticantes e técnicos) e entidades que querem praticar ou desenvolver uma prática de Atividade Física regular dirigida a Pessoas com Deficiência e Incapacidade (PcDI).É necessário apurar quantas PcDI têm uma prática de atividade física regular e definir o seu perfil de praticante. Se existem alguns dados em relação à prática formal e federada, a prática informal mostra-se como uma incógnita. Urge fazer um levantamento da realidade nacional em termos de prática de exercício e atividade física informal, tendo neste caso particular importância, os Ginásios, Academias e Clubes de Fitness.
Pretende-se estabelecer e desenvolver um conjunto de parcerias com entidades na área do Fitness. Realizar um levantamento das PcDI que praticam Exercício Físico e quais as necessidades para um melhor enquadramento destas, incluindo a recolha da opinião dos praticantes. Serão realizadas ações iniciais para apresentação do projeto junto dos Ginásios, disponibilizando-se a Equipa da FPDD e parceiros para realizar um diagnóstico de acessibilidade. Criar-se-ão conteúdos, através do know-how da FPDD e das entidades que habitualmente connosco colaboram, para a realização de Ações de Formação de Curta Duração Creditadas para os TEEF, com vista à prescrição do Exercício para PcDI. Realização de ações de capacitação e de consultadoria in loco para os responsáveis pelos Ginásios, para garantir a acessibilidade destes espaços e serviços. Disponibilização e publicitação de uma rede de Parceiros com capacidade para dar resposta às intenções de prática desportiva por PcDI. Pretende-se ainda iniciar o processo de criação de um Selo de Acessibilidade, com o apoio das entidades com relevo nesta temática (INR e IPDJ). Pretende-se que todo este processo seja participado pelas PcDI.
Para o desenvolvimento do projeto prevêem-se as seguintes atividades:

  • Estabelecimento de um Rede de Parceiros - Clubes, Associações e Cadeias de Fitness; contacto com a AGAP e com Ginásios (com ênfase nas Cadeias de Fitness), tendo como agente facilitador a Manz Formação, para criação de uma rede de parceiros para desenvolver a área do Fitness para PcDI. Este procedimento manter-se-á durante todo o Projeto, pretendendo-se uma rede dinâmica.
  • Elaboração, disseminação e análise de Questionários On-line, dirigidos a Ginásios e Praticantes, auscultando-se as entidades e os praticantes, fazendo: um levantamento do número, do perfil e das necessidades dos praticantes; levantamento dos ginásios interessados em aderir ao projeto, quais as necessidades sentidas para integrar PcDI e recursos disponíveis para proceder a alterações.
  • Realizar ações de formação dirigidas aos responsáveis de Ginásios, com ênfase nos Diretores Técnicos e Administradores, transmitindo a importância de garantir a acessibilidade dos espaços e serviços para permitir uma prática de exercício físico por PcDI, verdadeiramente inclusiva. Esta terá a participação de praticantes com deficiência que possam dar a conhecer alguns dos aspetos a melhorar. Servirá também para dar a conhecer a possibilidade de se efetuar um diagnóstico de acessibilidades.
  • Reunir os conteúdos e elaborar o currículo para uma Ação de Formação de Especialização dirigida a TEEFs que pretendam intervir com PcDI, com conteúdos que permitam o enquadramento e a prescrição do exercício adequado à funcionalidade e interesses de PcDI. Realizar a formação teórica e prática, com prioridade para os técnicos enquadrados em Ginásios da Rede de Parceiros.
  • Realizar visitas aos Ginásios aderentes ao Projeto e fazer o diagnóstico das acessibilidades do espaço e serviços, deixando a indicação das Oportunidades de Melhoria e Não Conformidades. Consultadoria para a implementação das Medidas Corretivas e verificação da implementação das mesmas e impacto.
  • Estabelecer contacto com as entidades oficiais, INR e IPDJ, e Associações de representação do setor do Fitness, e de autorrepresentação, para a criação de um Selo de Ginásio Acessível que seja diferenciador de espaços e serviços verdadeiramente acessíveis.
    Apesar de ser um projeto que pretendemos ter uma implementação nacional, e do desenvolvimento das ações locais estar dependente do levantamento de necessidades, apontamos a realização de ações nos distritos de Braga, Faro, Lisboa e Porto.

Se pretende que o seu Ginásio faça parte deste projeto, inscreva-se em https://forms.gle/4dH2bJMSUyVcept5A

O Projeto “FIT - Fitness Inclusivo a Todos”, é cofinanciado pelo Programa de Apoio a Projetos pelo INR,I.P. e pelo IPDJ.

               

 

Parceiros deste projeto: