A Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência esteve no dia 23 de maio no Agrupamento de Escolas de São João do Estoril, para realizar uma ação de demonstração e experimentação do Goalball junto dos alunos e professores.
É uma modalidade paralímpica que foi criada, em 1946, exclusivamente para pessoas com deficiência visual, com o objetivo de contribuir para reabilitar veteranos deficientes visuais provenientes da II Grande Guerra.
Os atletas evoluem no recinto de jogo com os olhos vendados, num espaço com as mesmas dimensões do de voleibol (9 metros de largura por 18 metros de comprimento). As partidas têm uma duração total de 24 minutos, divididas por duas partes de 12 minutos.
O objetivo do jogo é fazer rolar a bola – que pesa 1,250 kg – para dentro da baliza adversária, enquanto os jogadores oponentes tentam bloquear a bola com o corpo. Guizos existentes no interior da bola ajudam a orientar os jogadores, indicando-lhes a direção da bola. Por isso, durante a realização do jogo, exige-se silêncio absoluto no local, para que os jogadores possam reagir instantaneamente à bola.
Cada equipa é constituída por três jogadores titulares e três suplentes.29