(IN)Formar e (DES)Envolver para Incluir
o projeto


O projeto terá como ponto de partida um levantamento de necessidades e interesses na prática desportiva para PcDI, através da realização de um questionário de âmbito nacional, dirigido a Escolas, Centros e serviços de Medicina Física e Reabilitação, ONGPDs, Clubes e Autarquias, por forma a definir os locais alvo para o desenvolvimento de programas desportivos. Nestes, será feita a formação de recursos humanos (professores e técnicos), através de ações de formação certificadas em componentes de âmbito mais genérico que facilitem a inclusão da PcDI nas atividades desportivas, e de âmbito específico nas modalidades que se considerem pertinentes para a realidade local. Paralelamente será feita a formação de responsáveis autárquicos, dirigentes desportivos e de pessoas com deficiência e suas famílias, para o incentivo à criação de programas desportivos. Será desenvolvida uma rede de parcerias locais e regionais, e grupo de autorrepresentantes, para o desenvolvimento do programa desportivo, sendo dado apoio técnico e logístico pela FPDD para o mesmo. Num segundo momento será promovido um dia de Desporto Inclusivo, materializando o programa desportivo.

Como principais objetivos do projeto temos:

  • Efetuar o levantamento de necessidades e interesse na prática desportiva.
  • Capacitar para a dinamização da prática desportiva com PcDI.
  • Qualificar os professores, técnicos desportivos e de reabilitação, promovendo estratégias de intervenção em contexto desportivo.
  • Estimular e apoiar a criação de programas de desenvolvimento desportivo, envolvendo, agentes desportivos e pessoas com e sem deficiência, promovendo a inclusão.
  • Apetrechar programas desportivos em termos técnicos e materiais.

Estão previstas as seguintes atividades do projeto:

  • Levantamento de Necessidades e Interesses - Elaboração, disseminação e análise de um Questionário On-line, dirigido a Escolas (através do Desporto Escolar), Centros e Serviços de Medicina Física e Reabilitação, ONGPDs, Clubes e Autarquias (recorrendo aos serviços locais de Desporto, Educação e Ação Social para a disseminação), auscultando-se as entidades e indivíduos (agentes desportivos e potenciais praticantes);
  • Momento1a: Formação Professores/Técnicos - Realizar a formação teórica e prática de recursos humanos (professores e técnicos), através de ações de formação certificadas em componentes de âmbito mais genérico que facilitem a inclusão da PcDI nas atividades desportivas, e de âmbito específico nas modalidades que se considerem pertinentes para a realidade local, de acordo com o levantamento de necessidades e interesses;
  • Momento1b: Formação Dirigentes/PcDI/Famílias – Realizar a formação teórica e prática de responsáveis autárquicos, dirigentes de Clubes e Associações, ONGPDs, PcDI e Famílias para a importância e vantagens da prática desportiva regular nas PcDI, no garante da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, quais as estratégias e recursos necessários para a criação de um Programa Desportivo e de um movimento de Autorrepresentantes;
  • Momento2: Formação-Ação Desporto Inclusivo – Realizar uma Formação-Ação, através da organização e execução de um Dia de Desporto Inclusivo, que será o culminar da formação e sinergias criadas no Momento 1, onde será também proporcionada a experimentação dos potenciais beneficiários dos Programas criados e disseminadas as boas práticas. Proceder ao apetrechamento dos envolvidos de acordo com as necessidades prioritárias decorrentes do Programa Desportivo a desenvolver.

 

Está previsto realizar os momentos 1 e 2 em 4 locais distintos, tendo sido previstos os Distritos de Beja, Bragança, Lisboa e Porto, os quais poderão ser alterados se no Levantamento de Necessidades e Interesses surgirem locais de maior relevo.

O Projeto “IDI – (In)Formar e (Des)Envolver para Incluir”, é cofinanciado pelo Programa de Apoio a Projetos pelo INR,I.P. e pelo IPDJ.

logotipo INR         logotipo IPDJ