modalidades
orientação
A Orientação de Precisão é uma disciplina da Orientação reconhecida oficialmente pela International Orientation Federation (IOF) desde 1992.
Na disciplina de Orientação de Precisão podem competir atletas da área da deficiência motora, sendo permitida a utilização de cadeira de rodas manual ou elétrica ou, ainda, outros auxiliares de marcha.
A Orientação de Precisão define-se como a realização de um percurso topográfico sem fator tempo, no qual o praticante faz leitura de mapas em terreno natural para encontrar os postos de controlo. Uma vez no local o praticante terá de optar pela baliza correta. Nesta disciplina o fator tempo não é importante para apurar o vencedor, mas sim o número de pontos conseguidos através da escolha das balizas corretas nos postos de controlo. Caso se verifique um empate, vence o praticante que despendeu menos tempo na tomada de decisão num dos postos de controlo previamente estabelecidos.
Muito recentemente em Portugal começou a desenvolver-se provas de Orientação Adaptada, direcionada para pessoas com deficiência intelectual. Na Orientação Adaptada a escolha do itinerário entre cada ponto de controlo não é uma opção do praticante, nem o vencedor é aquele que realiza o percurso no menor tempo. O fator tempo é relegado para um plano secundário, pedindo-se a cada participante que faça apenas a correlação entre aquilo que se encontra assinalado no mapa e o que está materializado no terreno, sob a forma de sequência de cores. As respostas são assinaladas por meio de um picotador em cartão fornecido a cada participante antes de iniciar a sua prova. No final, vence aquele que obtiver o maior número de respostas corretas. Em caso de empate, vence o que realizou o percurso em menos tempo. No início, cada participante recebe um mapa e um cartão. No mapa, para além do terreno onde a prova se vai realizar, está impressa uma sinalética que indica os pontos que a compõem e a sequência de cores que corresponde à resposta correta. A cada uma destas combinações corresponde um pictograma. O cartão de controlo entregue no início da prova ao praticante subdivide-se num conjunto de quadrículas, onde se faz a correspondência entre os vários pontos de controlo e cada um dos pictogramas. O participante deve assinalar, por meio do picotador, qual o pictograma que corresponde à sequência de cores correta em cada um dos pontos de controlo.
sistema de classificação desportiva
Na Orientação de Precisão os atletas competem todos juntos, independentemente das capacidades motoras, ou seja, nesta disciplina não existem classes. Os praticantes com e sem deficiência competem de igual para igual.
No caso da Orientação Adaptada, apenas participam praticantes com deficiência intelectual, de acordo com os seguintes critérios:
• Quociente de Inteligência (QI) igual ou inferior a 75;
• Limitações significativas nos comportamentos adaptativos, expressos em três das seguintes áreas:
o Comunicação
o Independência e cuidados pessoais
o Vida doméstica
o Capacidades sociais
o Autonomia
o Segurança e saúde
o Escolaridade
o Lazer e tempos livres
o Utilização dos meios comunitários
o Trabalho;
• O diagnóstico deve ser efetuado antes dos 18 anos de idade.
Para obter mais informações sobre a modalidade visite www.orienteering.org/ e www.fpo.pt/.