modalidades
rugby em cadeira de rodas


O Rugby em cadeira de rodas teve origem no Canadá, no final dos anos 1970, tendo inicialmente o nome de Murderball. Esta modalidade foi criada para dar resposta, essencialmente, às pessoas com deficiência motora com funcionalidades muito reduzidas nos quatro membros, sendo, portanto, uma modalidade muito popular para atletas tetraplégicos. Em 1996 foi modalidade de demonstração nos Jogos Paralímpicos de Atlanta e integrou oficialmente o programa dos Jogos Paralímpicos no ano 2000 em Sidney.

As equipas são formadas por quatro jogadores e poderão ter um máximo de oito suplentes. Esta grande quantidade de suplentes é explicada pela intensidade das colisões entre os competidores e suas cadeiras.

As dimensões do campo de Rugby são iguais às de um campo de Basquetebol (15 m de largura por 28 m de comprimento). O campo é dividido em duas áreas. Existe um círculo central e duas áreas-chave (tipo “grande área”), que ficam à frente das linhas de ensaio. Os jogadores de ataque só podem ficar dentro da área-chave pelo tempo máximo de dez segundos, enquanto três jogadores de defesa têm o direito de permanecer no local por tempo indeterminado. A entrada do quarto jogador na área-chave resulta numa penalidade.

O objetivo do Rugby é realizar ensaios, delimitados por dois cones (com 40 cm de altura) na linha de fundo, com uma distância entre eles de 8 metros; para fazê-lo é necessário passar a linha de fundo adversária com duas rodas da cadeira.
No início do jogo dois atletas permanecem dentro do círculo central na disputa pela bola, lançada ao ar pelo árbitro.
As partidas são divididas em quatro períodos de oito minutos cada.

sistema de classificação desportiva


Tal como noutros desportos coletivos em cadeira de rodas, o Rugby também usa um sistema de pontos que avalia a funcionalidade do jogador em campo.

As classes são: 0.5, 1.0, 1.5, 2.0, 2.5, 3.0 e 3.5.

A cada jogador é atribuído um valor de acordo com a funcionalidade de volume de ação nos diversos aspetos do jogo; os jogadores com menor funcionalidade têm pontuações mais baixas.

A soma dos pontos dos cinco elementos de uma equipa em campo não pode ultrapassar os 8 pontos; caso a equipa seja mista, a pontuação pode chegar até aos 9 pontos.

Para obter mais informações sobre a modalidade visite www.iwrf.com.