Polybat Challenge
o projeto


ENQUADRAMENTO

O projeto Polybat Challenge vem dar continuidade aos anteriores projetos de desenvolvimento e promoção da prática de Polybat.
Desde 2017, ano em que a FPDD iniciou a implementação do Polybat em Portugal, que esta modalidade desportiva tem sido um sucesso no que diz respeito ao preenchimento da lacuna de oferta desportiva para pessoas com uma funcionalidade limitada.
O Polybat teve um rápido crescimento do número de praticantes até 2020 abrangendo, não só, vários grupos etários como também pessoas de várias áreas de deficiência com uma funcionalidade motora e intelectual bastantes diversificadas. Contudo, devido à interrupção de atividades provocada pela pandemia e ao facto de muitos dos participantes nos torneios desenvolvidos pela FPDD pertencerem a populações de risco, o desenvolvimento da modalidade estagnou e entrou num processo em que raramente se conseguiram realizar as ações programadas.
De forma a continuarmos a promover a prática da modalidade em 2021, independentemente das condições sanitárias que vierem a existir, a FPDD propõe realizar um “programa de desenvolvimento de habilidades” inerentes à prática do Polybat, à distância, finalizando com um conjunto de torneios em várias regiões do país.

DESCRIÇÃO

O Projeto “Polybat Challenge” será dividido em dois momentos:
1.º momento: realização de um torneio de desafios à distância. Este torneio consiste na realização de habilidades técnicas da modalidade de Polybat em que os participantes das escolas, clubes ou instituições irão competir entre si à distância. A FPDD irá lançar 6 desafios nas suas redes sociais, ao longo dos meses de março a junho, e cada participante terá de realizar o desafio proposto, filmar a sua execução e enviar para a FPDD. Os três participantes do clube/instituição que mais desafios completarem com sucesso serão premiados com um jogo de Polybat, para que possam dar continuidade à prática da modalidade no clube/instituição.
2.º momento: realização de 4 torneios regionais da modalidade no seu formato formal, juntamente com realização de ações de formação de árbitros, classificadores e treinadores.

DURAÇÃO

O projeto terá a duração de 1 ano e irá realizar-se ao longo de 2021.

NECESSIDADES IDENTIFICADAS

Em pleno período de retoma de atividades desportivas e de constantes adaptações aos programas de desenvolvimento desportivos, a FPDD criou o novo projeto Polybat Challenge, de forma a dar continuidade e a promover a prática da modalidade de Polybat. Este projeto vem dar resposta à necessidade de manter uma prática de atividade física desportiva regular, de forma recreativa e competitiva, em segurança, aplicando-se as orientações das entidades da Tutela desportiva, conjugadas com as da Direção-Geral da Saúde, que no decorrer do projeto estejam em vigor.
Com a promoção de um torneio de habilidades à distância nos primeiros meses do ano, nos quais se prevê que o país permaneça com medidas de contingência no que diz respeito a atividades de grupo, a FPDD irá continuar a promover a prática de atividade física reduzindo os níveis de sedentarismo na população com deficiência.
O incentivo à prática de Polybat e à promoção da modalidade, ainda necessária para o contínuo crescimento da mesma, irá manter-se ao longo do ano com a realização de torneios regionais em várias zonas do país, previstos para o segundo semestre
, bem como de formação específica para árbitros, classificadores e treinadores.

OBJETIVOS

  • Promover a prática do Polybat em todo o país, captando novos atletas;
  • Motivar os clubes e instituições fomentando uma prática regular do Polybat
  • Apoiar todos os parceiros interessados em desenvolver a modalidade;
  • Criar um conjunto de desafios de habilidades inerentes à modalidade, disponíveis online e que todos possam realizar nos seus locais de treino;
  • Organizar torneios em várias regiões do país;
  • Realizar cursos/ações de formação de Polybat para diferentes destinatários;
  • Criar sinergias com os diversos parceiros para a realização de ações de divulgação da modalidade.
  • Propor ao Desporto Escolar, no âmbito do projeto de dotação das Escolas de material para a prática de modalidades adaptadas, que o Polybat, possa vir a tornar-se uma modalidade regulamentada, e que faça parte do seu programa desportivo, à semelhança do Boccia e do Goalball.

INOVAÇÃO


Na realidade atual em que o país se encontra é urgente criar alternativas ao desenvolvimento desportivo presencial; neste sentido, a FPDD quer inovar, partindo deste conceito de torneios à distância, promovendo a prática desportiva regular sem confrontos diretos.
Será mantida a realização de atividades presenciais, como os torneios e as formações, contudo, apenas quando estiverem garantidas as questões de segurança para os participantes.
A formação continuará a ser uma das apostas da FPDD no desenvolvimento do Polybat;
a aposta na formação de classificadores será mais um reforço ao processo de inovação deste projeto. Sendo a classificação funcional desportiva a base de uma competição justa no desporto adaptado, é fundamental a criação de um processo formativo de classificadores, para o desenvolvimento sustentado da modalidade em todo o país, envolvendo os agentes desportivos existentes e buscando sensibilizar novos, para uma consolidação plena da modalidade.
O reforço da prática do Polybat em meio escolar será, também, em si mesma uma inovação, criando nova oferta desportiva para os alunos com medidas seletivas ou adicionais, bem como alunos com medidas universais num processo inclusivo, através da introdução da modalidade no calendário do Desporto Escolar.

POLYBAT CHALLENGE, é um projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P. e pelo IPDJ.