Entre 3 e 7 de outubro, a ilha da Madeira acolheu os Campeonatos do Mundo de Síndrome de Down. A equipa portuguesa está inquestionavelmente de parabéns graças aos excelentes resultados obtidos: um total de 37 medalhas conquistadas.
Logo no primeiro dia de competições, os atletas portugueses somaram 11 medalhas. No atletismo, realizado na Ribeira Brava, João Machado conquistou a primeira medalha de ouro e um Recorde da Europa no lançamento de peso T21. Ricardo Pires foi também ouro no disco mosaico. Somaram-se ainda quatro medalhas de prata, graças às prestações de André Silva nos 800m marcha T21 , de Francisco Gouveia também nos 800m marcha para atletas com mosaicismo, de João Machado no triatlo T21 e de Ricardo Pires também no triatlo mosaico. E três de bronze por Ricardo Pires no lançamento do peso mosaico, por Pedro Alexis Medeiros nos 800m marcha T21 e por Francisco Gouveia no triatlo mosaico. O ténis de mesa também esteve em destaque. Na competição de equipas, a Seleção Nacional alcançou a medalha de prata na competição T21 masculina e a de bronze em T21 feminino.
O segundo dia trouxe mais 15 medalhas para Portugal. O grande destaque foi para o Recorde do Mundo na estafeta dos 4x100m por João Machado, Nuno Fernandes, Nelson Silva e Luís Gonçalves. A outra medalha de ouro foi para Francisco Gouveia nos 1.500m mosaico. Francisco obteve ainda a prata nos 400m e o bronze no salto em comprimento. Ricardo Pires conquistou a prata no salto em comprimento e o bronze no lançamento do dardo. As restantes medalhas do dia foram para João Machado, com prata ao comprimento T21, para Jennifer Nogueira e Elsa Taborda, respetivamente prata e bronze nos 1.500m T21. Paulo Henriques alcançou o bronze, também aos 1.500m T21 e a estafeta feminina dos 4x100m com Helena Soares, Elsa Taborda, Susana Castro e Jennifer Nogueira, obteve a medalha de prata. No que diz respeito ao ténis de mesa, foram quatro as medalhas alcançadas: ouro para Ricardo Pires, em pares masculinos mosaico fazendo dupla com o iraquiano Ahmed Shaheen Saber e em pares mistos com a sul-africana Minette Swart; bronze para João Soldado Gonçalves, em pares masculinos T21, juntamente com o inglês Harry Fairchild e para o par feminino T21 Conceição Ribeiro e Sandra Farinha.
No terceiro dia, Portugal afirmou-se vice-campeão em Basquetebol 3x3, tendo sido suplantado pela Itália. Já no ténis de mesa, Ricardo Pires arrecadou mais uma medalha de prata na competição de singulares masculinos para jogadores mosaicos.
No quarto e último dia de competições, foram mais sete as medalhas que a Seleção Portuguesa colecionou: cinco foram de Prata para André Silva, Francisco Gouveia e Helena Soares, nos 1.500m Marcha T21 e Mosaico e pelas estafetas 4x400m Feminino (Helena Soares, Sandra Sousa, Jennifer Nogueira e Elsa Taborda) e Masculino (João Machado, Paulo Henriques, Nuno Fernandes e Luís Gonçalves). As duas restantes medalhas foram de bronze para Pedro Alexis Medeiros, também nos 1.500m Marcha T21 e para Paulo Henriques nos 800m.