Rugby sobre Rodas
o projeto


Uma aposta de relevância estratégica da FPDD com um horizonte temporal previsto para aplicação de 8 anos: 2017 – 2024.

descrição


O Rugby em Cadeira de Rodas é uma modalidade prioritária da ação da FPDD e tem vindo a ter um crescimento sustentado em Portugal.
Em 2021 através do apoio financeiro do projeto de deteção e Desenvolvimento de Talentos foi possível a criação da Seleção Nacional que teve a sua estreia na “I Taça Ibérica de Rugby em Cadeira de Rodas” frente a seleção espanhola.
O crescimento da modalidade também foi verificado com a criação de um novo centro de desenvolvimento no Seixal que permite a captação de novos atletas na zona sul e a possibilidade dos atletas terem treinos com maior frequência.
Apesar do crescimento do Rugby em Cadeira de Rodas, este é um desporto que carece ainda de um grande investimento no que diz respeito à captação de novos atletas e à criação de condições desenvolvimento da modalidade, nomeadamente na aquisição de material, dado que é uma modalidade coletiva em cadeira de rodas e bastante específico para um determinado tipo de funcionalidade motora.
Em 2022 a FPDD continua a querer investir com o objetivo de futuramente participar em provas internacionais constituintes do quadro competitivo da World Wheelchair Rugby (WWR). Neste sentido a FPDD pretende continuar a desenvolver um programa de Deteção e Desenvolvimento de Talentos para a modalidade de Rugby em Cadeira de Rodas no âmbito da sua estratégia de desenvolvimento da modalidade.
No que diz respeito ao Rugby CR, o Programa para 2022, consiste na realização de 3 campos de treino regionais de captação de atletas e 2 campos de treino nacionais para aperfeiçoamento técnico.
Pretende-se que campos de treino de captação de atletas sejam realizados em parceria com os Centros e Unidades de Medicina Física e Reabilitação. Os Campos de Treino de Captação serão essenciais para dar a conhecer a modalidade nos centros de reabilitação sendo estes parceiros importantes na captação de novos atletas, podendo os mesmos motivar e encaminhar os atletas para os centros de desenvolvimento de Rugby em Cadeira de Rodas da região ou entrar em contacto com a Federação.
Os Campos de Treino Nacionais, têm uma filosofia de Estágios Nacionais nos quais os atletas de todo o país e selecionados pela equipa técnica da FPDD reunir-se-ão para dois dias de prática intensiva, nestes estágios serão integrados novos atletas com potencial competitivo de forma a aperfeiçoar o nível técnico-tático, melhorar a condição física e aumentar a motivação para a prática de modalidade.
Para estes estágios serão convidados treinadores e jogadores da modalidade com experiência internacional, a exemplo do que já foi feito nos quatro primeiros anos, de forma a incrementar os conhecimentos técnico-táticos dos atletas e a partilhar a sua experiência na modalidade, como estímulo para o incremento da motivação para a prática.
Este programa é muito importante para o desenvolvimento do Rugby em Cadeira de Rodas ao nível do Alto Rendimento pois vai permitir, não só, o aperfeiçoamento dos atuais atletas, como identificar outros potenciais atletas de Rugby em Cadeira de Rodas e motivar todos os atletas da modalidade para a sua prática.

Regulamento do Campeonato Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas JSC - 2021_22

RUGBY SOBRE RODAS, é um projeto cofinanciado pelo IPDJ e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.