Rugby sobre Rodas
o projeto


Uma aposta de relevância estratégica da FPDD com um horizonte temporal previsto para aplicação de 8 anos: 2017 – 2024.

descrição


Através do projeto “+ DESPORTO ≠” a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência iniciou o desenvolvimento da modalidade de Rugby em cadeira de rodas (Rugby CR) em Portugal no ano de 2017.
O Rugby CR é considerado uma modalidade desportiva ideal para todas as pessoas com lesões vertebro-medulares ou outras deficiências motoras, em que a funcionalidade do tronco e três ou mais membros esteja comprometida.
A FPDD vai dar continuidade ao trabalho realizado até à data no desenvolvimento da modalidade, realizando Campos de Treino regularmente, ou seja, (são concentrações com treinos e formação de agentes de Rugby CR, por regra de 2 em 2 meses, em diferentes localidades). Além disso, pretende apostar na criação de dois Centros de Treino locais nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto (este já a funcionar), garantindo a prática reiterada a todos os interessados e fornecendo o equipamento necessário para a prática e o enquadramento técnico, com a colaboração de parceiros locais e voluntários.
Por acreditarmos na necessidade e na importância da formação de técnicos, treinadores e árbitros, para o desenvolvimento de uma modalidade iremos, também, realizar diversas ações de formação, em diferentes pontos do país, garantindo a expansão do conhecimento, a aquisição de competências e a troca de experiências.

RUGBY SOBRE RODAS, é um projeto cofinanciado pelo IPDJ.