Talks – Deficiência e Inclusão 2024

Em 2024 by Fpdd

A Câmara Municipal do Porto encontra-se a dinamizar ciclos de conversas informais denominados "Talks – Deficiência e Inclusão 2024", com o objetivo de promover debates alargados, partilha de experiências e dinâmicas de intervenção no âmbito da deficiência, com instituições, pessoas com deficiência e/ou incapacidade e suas famílias, bem como, público em geral.

No passado dia 13 de junho decorreu, na Atmosfera M, a segunda iniciativa focada no tema "Desporto e Qualidade de Vida". Esta conversa informal, que se enquadra no âmbito da área de atuação "Cidadãos com necessidades específicas de funcionalidade, incapacidade e saúde e suas famílias", contou com a presença do Vereador do Pelouro da Coesão Social do Município do Porto, Dr. Fernando Paulo, da vice-presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, Margarida Duarte, da gestora da Secção de Desporto Adaptado do Futebol Clube do Porto, Joana Teixeira, e com dois representantes da organização Experiência de Vida, Carla Oliveira (atleta paralímpica), Pedro Bártolo (atleta de alto rendimento de basquetebol em cadeira de rodas) e com a moderação de Vitor Dias (Diretor Regional do Norte do IPDJ, IP).

O Vereador do Pelouro da Coesão Social, Dr. Fernando Paulo, salientou que é essencial "combater o preconceito contra pessoas com deficiência e facilitar a sua efetiva integração", destacando a importância de espaços de encontro e partilha, de modo a dar voz às pessoas com dificuldades cognitivas ou motoras que se destacaram nos seus percursos académicos, profissionais e desportivos.

Os testemunhos da vice-presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, da gestora da Secção de Desporto Adaptado do Futebol Clube do Porto mostram como o desporto como fator de socialização, saúde e bem-estar e é promotor de efetiva inclusão social e comunitária das pessoas com deficiência. Os testemunhos dos atletas de alto rendimento e paralímpico Pedro Bártolo Carla Oliveira foram, para além de profundamente inspiradores, fundamentais para desconstruir estereótipos e mostrar que se pode construir um futuro mais inclusivo e igualitário através do desporto.

As próximas sessões estão agendadas para o dia 3 de outubro e terá como foco a “Empregabilidade e Inclusão Profissional", e para o dia 7 de novembro, sob o tema "Afetividade e Sexualidade na Deficiência".

Fonte: CMPorto