Participantes do Curso de Formação de Árbitros e um Torneio de Polybat

Polybat para Todos em Viana do Castelo

Em 2020 por Fpdd

Nos dias 13 e 14 de outubro, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência concretizou, no Pavilhão Desportivo da Meadela, em Viana do Castelo, com excecional apoio da APPACDM, da Câmara Municipal e da Associação de Ténis de Mesa locais, um Curso de Formação de Árbitros e um Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa”.

No Curso participaram 15 profissionais de várias entidades, que receberam a formação adequada para arbitragem desta modalidade desportiva, nas vertentes teórica e prática (no Torneio realizado no dia 14), numa conjugação de esforços para dotar estes técnicos com vários conhecimentos e formas de abordagem lúdico-recreativas, didáticas e terapêuticas de uma modalidade desportiva que cimenta, cada vez mais, a adesão dos praticantes e dos técnicos, pelos benefícios inclusivos deste desporto versátil, fazendo um varrimento das especificidades de cada intervenção profissional, podendo explorar e aportando novas abordagens, com todas as vantagens e benefícios funcionais e de sociabilização para os seus clientes/utentes, nos vários níveis de intervenção multidisciplinar.

No Torneio participaram 21 praticantes da APPACDM, dos seus vários polos do concelho, nas divisões de atletas ambulantes e utilizadores de cadeira, na variante individual da modalidade. As classificações foram as seguintes:

Divisão “atletas ambulantes”:

1.º lugar – Luís Ramião

2.º lugar – Carlos Gomes

3.º lugar – Pedro Rêgo

Divisão “atletas em cadeira”:

1.º lugar – Ricardo Ferreira

2.º lugar – Alberto Gomes

3.º lugar – Rosa Lourenço

O Polybat, também designado por ténis de mesa lateral, é um jogo de mesa que foi criado em Inglaterra, para crianças e jovens estudantes com Necessidades Educativas Especiais, que surgiu como alternativa às modalidades de Boccia e Ténis de Mesa convencional.

Mais informações em http://fpdd.org/polybat/ .

“Polybat para Todos” é um projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P. e pelo Programa Nacional de Desporto para Todos do IPDJ e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.