View Post

VI Seminário FPDD, Anúncio dos Vencedores dos Prémios “Conhecer Mais para Incluir Melhor” e “O Bicas pela Inclusão”

Em 2021 por Fpdd

Decorreu no dia 20 de dezembro de 2021, o VI Seminário da FPDD – Conhecer Mais para Incluir Melhor, onde estiveram presentes cerca de 40 participantes e convidados, dos quais se destaca a presença da Senhora Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes, que interviu no encerramento dos trabalhos.

O Seminário contou com a apresentação da edição de 2021 da Revista da FPDD, por parte da Editora-Chefe Professora Doutora Leonor Moniz Pereira, a que se seguiu a mostra de alguns dos artigos que se integrarão na Revista Desporto e Atividade Física para Todos, nomeadamente por Márcia Ferreira, que apresentou o seu artigo “Modelo de observação e análise para as ações ofensivas no Goalball” (Márcia Ferreira, João Valente-dos-Santos, Altemir Trapp), o qual foi o vencedor do Concurso Conhecer Mais para Incluir Melhor, após decisão do Júri, composto pelas Professoras Doutoras Leonor Moniz Pereira, Maria João Campos e Sofia Santos. O Prémio e a Revista contam com o apoio da Fundação do Desporto e dos Jogos Santa Casa.

Foram ainda anunciados os vencedores do Prémio “O Bicas pela Inclusão” 2021, integrado no Projeto (In)Formar e (Des)Envolver para Incluir, que tem o apoio do IPDJ e do INR, que na edição de 2021 contou com a participação de 21 entidades(4 Clubes, 6 ONGPD,11 Escolas e Agrupamentos Escolares) num total dos 54 vídeos submetidos,

O Júri, composto por 3 elementos da Direção da FPDD, selecionou os seguintes vencedores:

1º Lugar – Futebol Clube do Porto
https://youtu.be/YWv4qosThTw
https://youtu.be/f8GOai2NYSY
https://youtu.be/H0F6APkeJKM
2º Lugar – APERCIM (Mafra)
https://youtu.be/z9_vumKUu60
https://youtu.be/yzUtGR5hIzY
https://youtu.be/ByXfF2iKj18
3º Lugar – Associação Mover Viseu
https://youtu.be/0oB-F7APeyw
https://youtu.be/Im8SgCzOPiw
https://youtu.be/k6M1_HBpUkY
O Júri decidiu também atribuir uma Menção Honrosa aos Agrupamentos de Escolas da Gardunha e Xisto e do Fundão. – https://youtu.be/pZGTn2i-MkY

Tal como previsto no regulamento do Prémio, as 3 entidades mais pontudas receberão um prémio em material desportivo das modalidades de Boccia, Futebol para Cegos, Goalball e Polybat no montante global de 1.000,00€.

Mantemos a esperança de poder continuar a contar com TODOS na missão de promover a Inclusão no e pelo Desporto.

View Post

VI SEMINÁRIO FPDD “CONHECER MAIS PARA INCLUIR MELHOR”

Em 2021 por Fpdd

A Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência vai realizar, no dia 20 de dezembro de 2021 (segunda-feira), a partir das 14h30, o VI Seminário da FPDD “Conhecer Mais para Incluir Melhor”, integrado na “Lisboa Capital Europeia do Desporto”.
O Programa integra a apresentação dos artigos selecionados para publicação na Revista Científica da FPDD, por parte dos autores, bem com o anuncio do vencedor do Prémio “Conhecer Mais para Incluir Melhor”, para o melhor artigo publicado na edição de 2021, contando com o apoio da Fundação do Desporto e Jogos Santa Casa.
O seminário também contará com a apresentação de alguns dos vídeos submetidos ao concurso “O Bicas pela Inclusão”, assim como ao anúncio dos vencedores deste prémio.
Por força das medidas restritivas decorrentes da Pandemia COVID-19, será realizado exclusivamente em formato on-line, sob a forma de webinar, com participação gratuita, mas de inscrição obrigatória, até dia 17 de dezembro. Para tal pode efetuar a sua inscrição clicando aqui.

View Post

TORNEIO DE POLYBAT EM SANTARÉM

Em 2021 por Fpdd

No âmbito do projeto Polybat Challenge”, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) vai realizar um Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa”, no dia 24 de novembro, das 10h30 às 15h, no Pavilhão Municipal de Santarém.

Os torneios têm como principal objetivo desenvolver o Polybat a nível nacional, promovendo esta prática a pessoas com deficiência e proporcionando, também, um momento de aprendizagem e conhecimento a todos os técnicos, treinadores, acompanhantes desportivos, entre outros.

A FPDD irá promover, também, uma formação de árbitros de Polybat on-line, mais abrangente no dia 22 de novembro, das 11h30 às 13h00 e no dia 24 de novembro, a formação contará com a componente prática presencialmente durante a realização do torneio.

As inscrições são totalmente gratuitas e terão de ser realizadas clicando aqui até dia 18 de novembro.

O “Polybat Challenge” é um projeto co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P., pelo IPDJ e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.

View Post

V Campo de treino de Rugby em Cadeira de Rodas no Porto

Em 2021 por Fpdd

No âmbito do projeto “Rugby Sobre Rodas”, a FPDD irá realizar o “V Campo de Treino de Rugby em Cadeira de Rodas 2021”, nos dias 18 e 19 de dezembro, na Faculdade de Desporto do Porto, que colabora mais uma vez com a FPDD no desenvolvimento do Rugby em Cadeira de Rodas.
O Rugby CR finaliza o ano de 2021 com um Campo de Treino desta vez na cidade do Porto. Além do momento servir para divulgação da modalidade e captação de novos atletas, também será um momento de formação para classificadores que terá apoio do Comité Paralímpico de Portugal.
Nos campos de treino abrimos as portas não só a atletas como, também, a todos os interessados que pretendam conhecer a modalidade, seja na vertente técnica, como na da arbitragem ou, até, da classificação desportiva. Contudo, para esta ação, devido ao risco de contágio do vírus SARS-CoV-2, temos uma limitação de 12 participantes, dando prioridade a atletas elegíveis, recebendo de bom grado aqueles que se pretendem iniciar na modalidade.
Todos os participantes deverão estar informados das “Medidas de Apoio à Retoma da Atividade Desportiva” emitidas pela Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência para esta ação e inscreverem-se gratuitamente no campo de treino, até ao dia 26 de novembro, clicando aqui.

Este projeto é co-financiado pelos Jogos Santa Casa e pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P. (IPDJ).

View Post

(In)formar e (Des)envolver e Para Incluir em Lisboa (dezembro de 2021)

Em 2021 por Fpdd

No âmbito do seu Projeto (In)formar e (Des)envolver para Incluir, a FPDD vai realizar uma ação em Lisboa, contando com a parceria da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, onde teremos um Primeiro Momento com a AÇÃO DE FORMAÇÃO: “INICIAÇÃO À ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA EM CRIANÇAS E JOVENS COM NEE” destinada a Professores e Técnicos Desportivos, com dois módulos on-line nos 6 e 7 de dezembro, um módulo presencial no dia 11 de dezembro, na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho (Lisboa), e um quarto módulo de avaliação (on-line) no dia 15 de dezembro. Esta formação abordará aspetos globais ligados à pratica de desporto e atividade física por Pessoas com Deficiência, modelos e estratégias de trabalho na aula de Educação Física para a Deficiência Motora, Auditiva, Visual, Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental e Paralisia Cerebral. Serão abordadas as modalidades de Boccia, Goalball, Polybat, Rugby em Cadeira de Rodas e Natação Adaptada. Esta ação de formação está Acreditada com 15 horas, para: Professores dos Grupos 260, 620, 910, 930 – Com o registo CCPFC/ACC-112896/21; Componente Específica do TPTD de Desporto Adaptado, e para a Componente Geral (em processo de Acreditação).

No âmbito deste projeto está previsto um Segundo Momento na mesma Escola, com um Dia de Desporto Inclusivo, no dia 15 de dezembro de 2021, onde serão dinamizadas as modalidades constantes da Ação de Formação

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser feitas clicando aqui até dia 30 de novembro. Limitado a 40 formandos.

O Projeto (In)formar e (Des)envolver para Incluir tem o apoio financeiro do Programa de Apoio a Projetos pelo INR,I.P., e do IPDJ,I.P.

View Post

(In)formar e (Des)envolver para Incluir em Lourosa (Santa Maria da Feira) – Novas Datas

Em 2021 por Fpdd

Após o adiamento em setembro, a FPDD regressa ao Distrito de Aveiro para mais uma ação do seu Projeto (In)formar e (Des)envolver para Incluir, desta feita em Lourosa, no Concelho de Santa Maria da Feira, onde teremos um Primeiro Momento com a AÇÃO DE FORMAÇÃO: “INICIAÇÃO À ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA EM CRIANÇAS E JOVENS COM NEE” destinada a Professores e Técnicos Desportivos, que terá dois módulos on-line nos 6 e 7 de dezembro, um módulo presencial no dia 8 de dezembro, na Escola António Alves Amorim (Lourosa), e um quarto módulo de avaliação (on-line) no dia 16 de dezembro. Esta formação abordará aspetos globais ligados à pratica de desporto e atividade física por Pessoas com Deficiência, modelos e estratégias de trabalho na aula de Educação Física para a Deficiência Motora, Auditiva, Visual, Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental e Paralisia Cerebral. Serão abordadas as modalidades de Boccia, Goalball, Polybat, Rugby em Cadeira de Rodas e Natação Adaptada. Esta ação de formação está Acreditada com 15 horas, para: Professores dos Grupos 260, 620, 910, 930 – Com o registo CCPFC/ACC-112896/21; Componente Específica do TPTD de Desporto Adaptado, e para a Componente Geral (em processo de Acreditação).

No âmbito deste projeto está previsto um Segundo Momento com um Dia de Desporto Inclusivo, agendado para Lourosa, no dia 17 de dezembro de 2021, onde serão dinamizadas as modalidades constantes da Ação de Formação

Convidam-se todos os interessados nestas temáticas a inscreverem-se gratuitamente, clicando aqui até dia 30 de novembro. Limitado a 40 formandos.

Toda a informação pode ser consultada clicando aqui.

O Projeto (In)formar e (Des)envolver para Incluir tem o apoio financeiro do Programa de Apoio a Projetos pelo INR,I.P., e do IPDJ,I.P.

View Post

O POLYBAT VAI ATÉ À MARGEM SUL

Em 2021 por Fpdd

No âmbito do projeto “Polybat Challenge”, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) vai realizar um Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa”, no dia 03 de novembro, das 09h00 às 16h00, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha no Seixal, um torneio que não podia deixar de ter com parceiro a Camara Municipal Seixal e da APCAS no âmbito da 38.ª Seixalíadia.

Os torneios têm como principal objetivo desenvolver o Polybat a nível nacional, promovendo esta prática a pessoas com deficiência e proporcionando, também, um momento de aprendizagem e conhecimento a todos os técnicos, treinadores, acompanhantes desportivos, entre outros.

A FPDD irá promover, também, uma formação de árbitros de Polybat on-line no dia 25 de outubro, das 10h00 às 11h30 e no dia 03 de novembro, a formação contará com a componente prática presencialmente durante a realização do torneio, cujo programa pode ser consultado clicando aqui.

As inscrições são totalmente gratuitas, mas limitadas a 150 participantes e terão de ser realizadas até dia 01 de novembro às 18h, através dos links:

Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa” – clicar aqui.

Formação de Árbitros de Polybat – clicar aqui.

O Projeto “Polybat Challenge” tem o patrocínio dos Jogos Santa Casa e é cofinanciado pelo Programa Nacional de Apoio a Projetos pelo INR,IP e pelo Programa Nacional de Desporto para Todos do IPDJ,IP.

A Ação de Lisboa tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

View Post

Rugby em Cadeira de Rodas: Curso de Classificadores e Curso de Arbitragem

Em 2021 por Fpdd

Enquadrado com a realização da I Taça Ibérica de Rugby em Cadeira de Rodas, a FPDD irá promover a realização de dois cursos, com vista à formação de Classificadores e de Árbitros e Oficiais de Mesa de Rugby em Cadeira de Rodas.

Estes cursos contarão com a presença de formadores internacionais e terão: uma componente on-line, no dia 11 de outubro; uma componente Teórico-prática na Escola Superior de Saúde do Alcoitão, no dia 15 de outubro; uma componente prática durante a I Taça Ibérica de Rugby em Cadeira de Rodas, que se realizará nos dias 16 e 17 de outubro, no Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso, em Lisboa.

As inscrições são gratuitas, até dia 9 de outubro, clicando aqui.

Para consultar o programa e mais informações clique aqui

#rugbyemcadeiraderodas
#desportoadaptado
#desportoparalimpico
#LISBOAINSPIRA
#FPDD #rugbysobrerodas #wheelchairrugby
#JogosSantaCasa #odesportotemtodoonossoapoio 

View Post

(In)formar e (Des)envolver para Incluir em Lourosa (Santa Maria da Feira)

Em 2021 por Fpdd

A FPDD regressa ao Distrito de Aveiro para mais uma ação do seu Projeto (In)formar e (Des)envolver para Incluir, desta feita em Lourosa, no Concelho de Santa Maria da Feira, onde teremos um Primeiro Momento com a AÇÃO DE FORMAÇÃO: “INICIAÇÃO À ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA EM CRIANÇAS E JOVENS COM NEE” destinada a Professores e Técnicos Desportivos, que terá dois módulos on-line nos 20 e 21 de setembro, um módulo presencial no dia 25 de setembro, na Escola António Alves Amorim (Lourosa), e um quarto módulo de avaliação (on-line) no dia 25 de outubro. Esta formação abordará aspetos globais ligados à pratica de desporto e atividade física por Pessoas com Deficiência, modelos e estratégias de trabalho na aula de Educação Física para a Deficiência Motora, Auditiva, Visual, Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental e Paralisia Cerebral. Serão abordadas as modalidades de Boccia, Goalball, Polybat, Rugby em Cadeira de Rodas e Natação Adaptada. Esta ação de formação está em processo de Acreditação para Professores e para Treinadores de Desporto Adaptado.

No âmbito deste projeto está previsto um Segundo Momento com um Dia de Desporto Inclusivo, agendado para Lourosa, no dia 29 de outubro de 2021, onde serão dinamizadas as modalidades constantes da Ação de Formação

Convidam-se todos os interessados nestas temáticas a inscreverem-se gratuitamente clicando aqui até dia 18 de setembro.

O programa pode ser consultado clicando aqui.

O Projeto (In)formar e (Des)envolver para Incluir tem o apoio financeiro do Programa de Apoio a Projetos pelo INR,I.P., e do IPDJ,I.P.

View Post

O Polybat regressa em setembro com mais Torneios!

Em 2021 por Fpdd

No âmbito do projeto “Polybat Challenge”, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) vai realizar um Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa”, no dia 27 de setembro, das 10h00 às 16h00, no Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso em Lisboa, um torneio que não podia deixar de ter com parceiro a Camara Municipal de Lisboa no âmbito das comemorações da Lisboa Capital Europeia do Desporto e ainda da Semana Europeia do Desporto

Os torneios têm como principal objetivo desenvolver o Polybat a nível nacional, promovendo esta prática a pessoas com deficiência e proporcionando, também, um momento de aprendizagem e conhecimento a todos os técnicos, treinadores, acompanhantes desportivos, entre outros.

A FPDD irá promover, também, uma formação de árbitros de Polybat on-line no dia 24 de setembro, das 18h00 às 19h30 e no dia 27 de setembro, a formação contará com a componente prática presencialmente durante a realização do torneio, cujo programa pode ser consultado clicando aqui.

As inscrições são totalmente gratuitas mas limitadas a 150 participantes e terão de ser realizadas até dia 23 de setembro às 18h, através dos links:

  • Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa” – clicar aqui
  • Formação de Árbitros de Polybat – clicar aqui

O Projeto “Polybat Challenge” tem o patrocínio dos Jogos Santa Casa e é cofinanciado pelo Programa Nacional de Apoio a Projetos pelo INR,IP e pelo Programa Nacional de Desporto para Todos do IPDJ,IP.. A Ação de Lisboa tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.