View Post

(In)formar para (Des)envolver e Incluir em Lourosa (Santa Maria da Feira) – Novas Datas

Em 2021 por Fpdd

Após o adiamento em setembro, a FPDD regressa ao Distrito de Aveiro para mais uma ação do seu Projeto (In)formar para (Des)envolver e Incluir, desta feita em Lourosa, no Concelho de Santa Maria da Feira, onde teremos um Primeiro Momento com a AÇÃO DE FORMAÇÃO: “INICIAÇÃO À ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA EM CRIANÇAS E JOVENS COM NEE” destinada a Professores e Técnicos Desportivos, que terá dois módulos on-line nos 6 e 7 de dezembro, um módulo presencial no dia 8 de dezembro, na Escola António Alves Amorim (Lourosa), e um quarto módulo de avaliação (on-line) no dia 16 de dezembro. Esta formação abordará aspetos globais ligados à pratica de desporto e atividade física por Pessoas com Deficiência, modelos e estratégias de trabalho na aula de Educação Física para a Deficiência Motora, Auditiva, Visual, Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental e Paralisia Cerebral. Serão abordadas as modalidades de Boccia, Goalball, Polybat, Rugby em Cadeira de Rodas e Natação Adaptada. Esta ação de formação está Acreditada com 15 horas, para: Professores dos Grupos 260, 620, 910, 930 – Com o registo CCPFC/ACC-112896/21; Componente Específica do TPTD de Desporto Adaptado, e para a Componente Geral (em processo de Acreditação).

No âmbito deste projeto está previsto um Segundo Momento com um Dia de Desporto Inclusivo, agendado para Lourosa, no dia 17 de dezembro de 2021, onde serão dinamizadas as modalidades constantes da Ação de Formação

Convidam-se todos os interessados nestas temáticas a inscreverem-se gratuitamente, clicando aqui até dia 30 de novembro. Limitado a 40 formandos.

Toda a informação pode ser consultada clicando aqui.

O Projeto (In)formar para (Des)envolver e Incluir tem o apoio financeiro do Programa de Apoio a Projetos pelo INR,I.P., e do IPDJ,I.P.

View Post

O POLYBAT VAI ATÉ À MARGEM SUL

Em 2021 por Fpdd

No âmbito do projeto “Polybat Challenge”, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) vai realizar um Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa”, no dia 03 de novembro, das 09h00 às 16h00, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha no Seixal, um torneio que não podia deixar de ter com parceiro a Camara Municipal Seixal e da APCAS no âmbito da 38.ª Seixalíadia.

Os torneios têm como principal objetivo desenvolver o Polybat a nível nacional, promovendo esta prática a pessoas com deficiência e proporcionando, também, um momento de aprendizagem e conhecimento a todos os técnicos, treinadores, acompanhantes desportivos, entre outros.

A FPDD irá promover, também, uma formação de árbitros de Polybat on-line no dia 25 de outubro, das 10h00 às 11h30 e no dia 03 de novembro, a formação contará com a componente prática presencialmente durante a realização do torneio, cujo programa pode ser consultado clicando aqui.

As inscrições são totalmente gratuitas, mas limitadas a 150 participantes e terão de ser realizadas até dia 01 de novembro às 18h, através dos links:

Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa” – clicar aqui.

Formação de Árbitros de Polybat – clicar aqui.

O Projeto “Polybat Challenge” tem o patrocínio dos Jogos Santa Casa e é cofinanciado pelo Programa Nacional de Apoio a Projetos pelo INR,IP e pelo Programa Nacional de Desporto para Todos do IPDJ,IP.

A Ação de Lisboa tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

View Post

Rugby em Cadeira de Rodas: Curso de Classificadores e Curso de Arbitragem

Em 2021 por Fpdd

Enquadrado com a realização da I Taça Ibérica de Rugby em Cadeira de Rodas, a FPDD irá promover a realização de dois cursos, com vista à formação de Classificadores e de Árbitros e Oficiais de Mesa de Rugby em Cadeira de Rodas.

Estes cursos contarão com a presença de formadores internacionais e terão: uma componente on-line, no dia 11 de outubro; uma componente Teórico-prática na Escola Superior de Saúde do Alcoitão, no dia 15 de outubro; uma componente prática durante a I Taça Ibérica de Rugby em Cadeira de Rodas, que se realizará nos dias 16 e 17 de outubro, no Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso, em Lisboa.

As inscrições são gratuitas, até dia 9 de outubro, clicando aqui.

Para consultar o programa e mais informações clique aqui

#rugbyemcadeiraderodas
#desportoadaptado
#desportoparalimpico
#LISBOAINSPIRA
#FPDD #rugbysobrerodas #wheelchairrugby
#JogosSantaCasa #odesportotemtodoonossoapoio 

View Post

(In)formar para (Des)envolver e Incluir em Lourosa (Santa Maria da Feira)

Em 2021 por Fpdd

A FPDD regressa ao Distrito de Aveiro para mais uma ação do seu Projeto (In)formar para (Des)envolver e Incluir, desta feita em Lourosa, no Concelho de Santa Maria da Feira, onde teremos um Primeiro Momento com a AÇÃO DE FORMAÇÃO: “INICIAÇÃO À ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA EM CRIANÇAS E JOVENS COM NEE” destinada a Professores e Técnicos Desportivos, que terá dois módulos on-line nos 20 e 21 de setembro, um módulo presencial no dia 25 de setembro, na Escola António Alves Amorim (Lourosa), e um quarto módulo de avaliação (on-line) no dia 25 de outubro. Esta formação abordará aspetos globais ligados à pratica de desporto e atividade física por Pessoas com Deficiência, modelos e estratégias de trabalho na aula de Educação Física para a Deficiência Motora, Auditiva, Visual, Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental e Paralisia Cerebral. Serão abordadas as modalidades de Boccia, Goalball, Polybat, Rugby em Cadeira de Rodas e Natação Adaptada. Esta ação de formação está em processo de Acreditação para Professores e para Treinadores de Desporto Adaptado.

No âmbito deste projeto está previsto um Segundo Momento com um Dia de Desporto Inclusivo, agendado para Lourosa, no dia 29 de outubro de 2021, onde serão dinamizadas as modalidades constantes da Ação de Formação

Convidam-se todos os interessados nestas temáticas a inscreverem-se gratuitamente clicando aqui até dia 18 de setembro.

O programa pode ser consultado clicando aqui.

O Projeto (In)formar para (Des)envolver e Incluir tem o apoio financeiro do Programa de Apoio a Projetos pelo INR,I.P., e do IPDJ,I.P.

View Post

O Polybat regressa em setembro com mais Torneios!

Em 2021 por Fpdd

No âmbito do projeto “Polybat Challenge”, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) vai realizar um Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa”, no dia 27 de setembro, das 10h00 às 16h00, no Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso em Lisboa, um torneio que não podia deixar de ter com parceiro a Camara Municipal de Lisboa no âmbito das comemorações da Lisboa Capital Europeia do Desporto e ainda da Semana Europeia do Desporto

Os torneios têm como principal objetivo desenvolver o Polybat a nível nacional, promovendo esta prática a pessoas com deficiência e proporcionando, também, um momento de aprendizagem e conhecimento a todos os técnicos, treinadores, acompanhantes desportivos, entre outros.

A FPDD irá promover, também, uma formação de árbitros de Polybat on-line no dia 24 de setembro, das 18h00 às 19h30 e no dia 27 de setembro, a formação contará com a componente prática presencialmente durante a realização do torneio, cujo programa pode ser consultado clicando aqui.

As inscrições são totalmente gratuitas mas limitadas a 150 participantes e terão de ser realizadas até dia 23 de setembro às 18h, através dos links:

  • Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa” – clicar aqui
  • Formação de Árbitros de Polybat – clicar aqui

O Projeto “Polybat Challenge” tem o patrocínio dos Jogos Santa Casa e é cofinanciado pelo Programa Nacional de Apoio a Projetos pelo INR,IP e pelo Programa Nacional de Desporto para Todos do IPDJ,IP.. A Ação de Lisboa tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. 

View Post

IV Campo de Treino de Rugby em Cadeira de Rodas no Seixal

Em 2021 por Fpdd

No âmbito do projeto “Rugby Sobre Rodas”, a FPDD irá realizar o “IV Campo de Treino de Rugby em Cadeira de Rodas 2021”, nos dias 4 e 5 de setembro, no Pavilhão Municipal Torre da Marinha. Esta iniciativa conta com a colaboração do Independente Futebol Clube do Torrense e da Câmara Municipal de Seixal.

O Rugby CR inicia a época desportiva com mais um Campo de Treino, desta vez no Seixal. Além do momento servir para divulgação da modalidade e captação de novos atletas, também será o último momento para preparação e seleção dos atletas para o primeiro jogo de apresentação da Seleção Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas.

Nos Campos de Treino abrimos as portas não só a atletas como, também, a todos os interessados que pretendam conhecer a modalidade, seja na vertente técnica, como na da arbitragem ou, até, da classificação desportiva. Contudo, para esta ação, devido ao risco de contágio do vírus SARS-CoV-2, temos uma limitação de 12 participantes, dando prioridade a atletas elegíveis, recebendo de bom grado aqueles que se pretendem iniciar na modalidade.

Todos os participantes deverão estar informados das “Medidas de Apoio à Retoma da Atividade Desportiva” emitidas pela Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência para esta ação e inscreverem-se gratuitamente no campo de treino, até ao dia 20 de agosto, clicando aqui.

Este projeto é co-financiado pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P. (IPDJ), contando com o patrocínio dos Jogos Santa Casa.

View Post

Formação de iniciação à arbitragem de Rugby em cadeira de rodas

Em 2021 por Fpdd

Nos próximos dias 29 e 31 de julho a FPDD irá realizar uma formação on-line e presencial de iniciação à arbitragem de Rugby em Cadeira de Rodas. Esta formação é dirigida a todos aqueles que desejam desempenhar as funções de árbitro na modalidade.

A formação irá decorrer em formato online no dia 29 de julho onde serão apresentados conteúdos teóricos da arbitragem e em formato presencial dia 31 de julho no Pavilhão Professor Doutor Aristides Hall da Universidade de Aveiro, onde os formandos terão a oportunidade de pôr em prática o que aprenderam na parte teórica.

Esta ação tem como objetivo formar novos árbitros de forma a que possam iniciar o desempenho das funções de arbitragens nas futuras competições de Rugby em Cadeira de Jogos em Portugal, e a inscrição poderá ser feita clicando aqui, até 28/07/2021.

Esta formação é realizada no âmbito do projeto “Rugby Sobre Rodas”, um projeto co-financiado pelo Programa Nacional de Desporto para Todos do IPDJ, e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.

View Post

Atletas de Boccia propostos ao CPP para os Jogos Paralímpicos – Tóquio 2020

Em 2021 por Fpdd

A Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) em conjunto com a sua associada PCAND, deram seguimento para o Comité Paralímpico de Portugal, à proposta do Selecionador Nacional de Boccia, Prof. Luís Ferreira, dos 10 Atletas e respetivos Parceiros de Competição/Técnicos Assistentes Desportivos, que representarão Portugal, na competição de Boccia, nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, de 25 de agosto a 6 de setembro de 2021:
BC1 – André Ramos (APCAS) – José Pedro Patrício (Parceiro de Competição)
BC2 – Abílio Valente (APPC) – Ricardo Neves (Técnico Assistente Desportivo/Treinador)
BC2 – Nelson Fernandes (APPC) – Diogo Rebelo (Técnico Assistente Desportivo/Treinador)
BC2 – Cristina Gonçalves (APC Lisboa) – Inês Henriques (Técnica Assistente Desportiva)
BC3 – Ana Sofia Costa (C. João Paulo II) – Celina Lourenço (Parceira de Competição)
BC3 – Avelino Andrade (APPC) – Jorge Cardoso (Parceiro de Competição)
BC3 – José Macedo (SC Braga) – Roberto Mateus (Parceiro de Competição)
BC4 – Carla Oliveira (FC Porto) – M.ª Fernanda Silva (Técnica Assistente Desportiva)
BC4 – Manuel Cruz (APPC) – Roberto Pereira (Técnico Assistente Desportivo)
BC4 – Pedro da Clara (FC Porto) – Alberto Clara (Técnico Assistente Desportivo)

A Convocatória Oficial para os Jogos Paralímpicos de Tóquio será divulgada pelo Comité Paralímpico de Portugal no dia 16 de julho de 2021, na cerimónia de apresentação do Livro da Missão Tóquio 2020 nos Jardins da Câmara Municipal de Loures, pelas 21h00. A FPDD estará representada pelo Vice-Presidente da FPDD Rui Oliveira, e a Seleção representada pelo Atleta
André Ramos e pelo Parceiro de Competição José Pedro Patrício.

View Post

Formação on-line e presencial de iniciação ao Polybat

Em 2021 por Fpdd

Nos próximos dias 5 e 6 de julho a FPDD irá realizar uma formação on-line e presencial de iniciação ao Polybat para Treinadores, Técnicos e Professores que intervêm no Desporto para Pessoas com Deficiência.

A formação irá decorrer em formato online no dia 5 de julho onde serão apresentados conteúdos teóricos da modalidade e em formato presencial dia 6 onde será posto em prática o conteúdo teórico do dia anterior.

Esta ação tem como objetivo informar e dar ferramentas de trabalho aos profissionais que estão a iniciar o desenvolvimento da modalidade de Polybat com os seus atletas e alunos. 

A formação está creditada para professores de Educação Física e as inscrições são totalmente gratuitas. Poderá fazer a sua inscrição clicando aqui,  até às 12:00 do dia 5 de julho.

5 de julho – Componente teórica: Plataforma Teams das 21:30 ás 22:30

6 de julho – Componente prática: EB António Alves Amorim, Lourosa das 16:00 às 18:00

Formação creditada para professores de Educação Física 

Inscrições gratuitas 

Programa

Esta formação é realizada no âmbito do projeto “Polybat Challenge”, um projeto co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P. e patrocinado pelos Jogos Santa Casa.

View Post

Abertura à submissão de artigos para a Revista FPDD – Desporto e Atividade Física para Todos

Em 2021 por Fpdd

A FPDD continua a promover a produção e a partilha de conhecimento científico no âmbito da atividade física e desportiva para pessoas com deficiência com a abertura à submissão de artigos científicos para a Revista FPDD – Desporto e Atividade Física para Todos, até dia 30 de julho de 2021.

Esta publicação tem o objetivo de oferecer oportunidades de divulgação dos trabalhos científicos de professores, investigadores e alunos de Universidades e Institutos Superiores.

Os artigos aceites serão publicados na Revista com lançamento previsto para dezembro de 2021 e será atribuído um prémio monetário ao melhor artigo publicado. A avaliação dos artigos é realizada por um júri independente e de acordo com os critérios previamente estabelecidos.

Os autores dos trabalhos publicados na Revista serão ainda convidados a apresentar e debater os seus artigos no “V Seminário FPDD” a realizar-se em dezembro de 2021.