View Post

2º SEMINÁRIO “INCLUSÃO EM MOVIMENTO: DESPORTO ADAPTADO E ATIVIDADE FÍSICA PARA TODOS”

Em 2024 by Fpdd

No ano em que Viseu é Cidade Europeia do Desporto 2024 (Viseu CED24), a Associação Invictus Viseu e a Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) - Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade, fruto do sucesso apurado na 1ª edição (2023), voltam a organizar conjuntamente, o Seminário “Inclusão em Movimento: Desporto Adaptado e Atividade Física para Todos”, sua 2ª Edição, nos dias 24 e 25 de maio 2024, sendo palco do primeiro dia do evento (24 de maio), o Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV). No que concerne à localização do 2º dia (25 de maio), no período da manhã, o Workshop nº1, decorrerá igualmente no Auditório da ESTGV - IPV e o Workshop nº2, a decorrer no período da tarde do dia 25 de maio, terá lugar no Pavilhão Desportivo do IPV.

Este seminário de caráter formativo e de componente teórico-prática, objetiva uma abrangência não só regional, mas também, nacional e internacional, anunciando a abordagem a diversas temáticas a serem expostas ao longo dos 2 dias por personalidades de reconhecido prestígio e experiência profissional na área do desporto e da atividade física adaptados. Espera-se que tais contribuições possam enriquecer de forma significativa a atual linha de ação que nos últimos vinte anos se tem orientado para uma política social voltada para a valorização da diversidade, da inclusão e de combate à exclusão. Através da 2ª edição deste seminário, pretendemos fomentar a continuidade da elaboração de políticas que promovam a igualdade de oportunidades no âmbito desportivo, educativo, social e profissional nos serviços disponibilizados pela sociedade ou que possam ser instituídos futuramente para esta população. É imperativo que tais políticas sejam criadas de modo a garantir que as respostas existentes, considerem e se adequem às diferentes e específicas necessidades de cada indivíduo, com o objetivo de impulsionar a sua plena inclusão e promover um índice de felicidade favorável associado a esse processo.

ÁREAS TEMÁTICAS DO SEMINÁRIO

- Exercício Físico, Bem-estar e Saúde

- Desporto Adaptado e Alta Competição

- Educação Física e Inclusão

- Desporto Paralímpico

- Carreira Dual

DESTINATÁRIOS

Professores dos seguintes Grupos de Recrutamento: 100; 110; 260; 620; 910; 920; 930; Técnicos de Exercício Físico (TPTEF); Diretores Técnicos (TPDT); Treinadores de Desporto (TPTD); Profissionais/Técnicos das áreas do: Desporto; Educação; Reabilitação; Saúde e Bem-estar; Gestores e Dirigentes Desportivos; Docentes do Ensino Superior das áreas do Desporto; Educação; Saúde e Reabilitação; Personal Trainers; Estudantes do Ensino Superior das áreas de Educação Física e Desporto e das Ciências do Desporto; Educação Básica; Educação Social; Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, bem como a população geral interessada.

A presente iniciativa conta com várias entidades parceiras, tais como: Município de Viseu; Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P); Comité Paralímpico de Portugal (CPP); Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD); INR, I,P; Fundação do Desporto; REDESPP; Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD); APOGESD; CNAPEF; FC PORTO; APEF Viseu, entre outras entidades de reconhecida notoriedade e de considerável apoio à concretização deste seminário.

CERTIFICAÇÃO PARA PROFESSORES (CONFIRMADO)

- Certificação para Professores, estando o processo solicitado em fase de confirmação da acreditação enquanto ação de formação de curta duração (07h00m em cada um dos dias, de forma isolada) para Professores dos seguintes Grupos de Recrutamento: 100; 110; 260; 620; 910; 920; 930.

CREDITAÇÃO IPDJ, I.P PARA TÍTULOS PROFISSIONAIS: TPTEF / TPDT / TPTD (CONFIRMADO)

A atribuição de unidades de crédito é diferenciada, mediante o formato de participação a optar por parte do participante e do dia em que se inscreve, ou seja:

Dia 24 de maio 2024 - Inscrição/participação em formato PRESENCIAL: 1.4 Unidades de Crédito para Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD); Título Profissional de Técnico de Exercício Físico (TPTEF) e Título Profissional de Diretor Técnico (TPDT).

Dia 24 de maio 2024 - Inscrição/participação em formato ONLINE: 0.7 Unidades de Crédito para Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD); Título Profissional de Técnico de Exercício Físico (TPTEF) e Título Profissional de Diretor Técnico (TPDT).

Dia 25 de maio 2024 - Inscrição/participação em formato APENAS PRESENCIAL: 1.4 Unidades de Crédito para Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD); Título Profissional de Técnico de Exercício Físico (TPTEF) e Título Profissional de Diretor Técnico (TPDT).

VALORES DE INSCRIÇÃO

O preçário de inscrição é variável mediante a data e o formato de inscrição optado pelo participante, sendo as vagas limitadas e carecendo de inscrição prévia obrigatória, através do link: https://forms.gle/p2aUiZaxXV1dpyL57

NOTA 1: Alunos pertencentes a alguns cursos da ESEV do ano letivo 2023/2024, poderão inscrever-se gratuitamente no dia 24 de maio, usufruindo igualmente, de um desconto de 25% na inscrição no dia 25 de maio.

NOTA 2: O desconto de 25% sob o preçário fixado, é igualmente extensível a Sócios ativos da Associação Invictus Viseu e a Elementos pertencentes às diversas entidades parceiras do seminário.

INSCRIÇÕES LIMITADAS

As inscrições são limitadas a 180 participantes presenciais no Auditório ESTGV + 250 participantes online (Zoom) no dia 24 de maio (Manhã/Tarde) + 80 participantes nos 2 Workshops do dia 25 maio (Manhã/Tarde).

DATA-LIMITE PARA INSCRIÇÃO: 21 de maio de 2024 (terça-feira), até às 19h00m.

Antes de efetuar a inscrição no seminário, sugerimos a prévia e atenta leitura do Documento Informativo sobre as Condições de Participação no Seminário disponível em:

https://drive.google.com/file/d/1HJ3qrLmjrheqGHeBG1WhJOXMlkE4LLau/view

Facultamos para consulta dos interessados: Programa do Seminário.

Para mais informações gerais ou esclarecimentos complementares, deverá contactar a organização do seminário, através do e-mail geral@invictusviseu.pt do contacto +351 939 397 401 (Chamada para a rede móvel nacional) ou do site: https://invictusviseu.pt/servicos/eventos/

View Post

1º Torneio DE POLYBAT “JOGOS SANTA CASA” 2024 – ZONA SUL

Em 2024 by Fpdd

Realizou-se no passado dia 17 de abril, o 1º Torneio Polybat “Jogos Santa Casa” 2024, da Zona Sul, no Pavilhão da Escola Seomara da Costa Primo, na Amadora.

O evento coorganizado com o corpo de docentes do grupo de educação física da escola, teve o apoio do grupo de alunos de desporto, coordenados pelo Prof. Paulo Santos, mostrando-se como prova relevante da abertura da Escola a eventos da comunidade, no âmbito do desporto para pessoas com deficiência.

Marcaram presença cinco mais de 40 participantes de cinco instituições (APCAS, Raríssimas, Quinta Essência, SPEM e UDI) distribuídos pelas quatro classes/divisões desportivas da modalidade, PB1, PB2, PB3 e PB4.

Agradecemos e enaltecemos a participação de todos os jogadores e técnicos das instituições representadas, com o resumo de resultados e distribuição de medalhas no evento:

Divisão PB1

1º lugar - Filipa Afonso – SPEM

2º lugar – Rosa Pereira – SPEM

3º lugar – Élio Rodrigues – Raríssimas

Divisão PB2

1º lugar – Odair Alves – APCAS

2º lugar – José Pinto – SPEM

3º lugar – Maria Antunes – SPEM

Divisão PB3

1º lugar – Miguel Rodrigues – Raríssimas

2º lugar – Rúben Ferreira – APCAS

3º lugar – António Silva – SPEM

Divisão PB4

1º lugar – Dimas Guerreiro – Quinta Essência

2º lugar – Carla Espadaneira – APCAS

3º lugar – Frederico Tiago – Quinta Essência

O evento encontra-se no âmbito do projeto “Polybat Portugal para Todos”, com distribuição geográfica por várias zonas do país, e no qual a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD), assume parcerias com a ANDDI-Portugal e a PCAND.  O projeto tem o patrocínio dos Jogos Santa Casa e o apoio do Programa Nacional de Desporto para Todos do IPDJ IP.

View Post

Oferta de Estágio Profissional

Em 2024 by Fpdd

A Federação Portuguesa de Desporto para pessoas com Deficiência (FPDD), procura um candidato interessado em fazer parte duma equipa de trabalho multidisciplinar, em desenvolvimento e crescimento.

Os candidatos devem possuir um mínimo de Licenciatura na área das Ciências do Desporto / Gestão do Desporto/Reabilitação Psicomotora / Educação Especial e Reabilitação.

Esta oferta enquadra-se no âmbito de um estágio profissional, ATIVAR.PT, já aprovado pelo IEFP e com duração de 9 meses. 

São condições necessárias ter entre 18 a 30 anos, estar inscrito como desempregado no IEFP, possuir Carta de Condução Categoria B e B1, e disponibilidade imediata. O candidato deverá ter boa capacidade de adaptação à estrutura, modo de funcionamento e pessoas da organização, e possuir espírito de trabalho de equipa, assim como apresentar competências no sentido de poder apoiar a realização de diversas tarefas relativas à planificação, organização, realização e avaliação de ações e atividade físico desportivas.

A remuneração no âmbito do estágio profissional, aufere o valor de 1.018,52€ mensais ilíquidos, ao qual acresce o subsídio de alimentação de 8,32€/dia.

Os interessados deverão enviar CV e carta de motivação por e-mail para secretaria@fpdd.org, até 19 de abril de 2024.

View Post

Pedro Dias é o novo Secretário de Estado do Desporto

Em 2024 by Fpdd

A nomeação do Secretário de Estado Desporto levanta sempre alguma expectativa e a do Dr. Pedro Dias é, para já, uma boa notícia para a FPDD.

É uma pessoa da área do desporto, oriundo da Federação Portuguesa de Futebol com larga experiência e competência, que conhece a realidade do Desporto para Pessoas com Deficiência.

A FPDD preferia que o agora Secretário de Estado tivesse sido nomeado como Ministro do Desporto, mas ainda não foi desta.

Daqui lhe endereçamos os nossos cumprimentos e fazemos votos para que tenhamos uma profícua colaboração em prol do Desporto.

Fausto Pereira
Presidente

View Post

Trissome Games 2024 – Missão portuguesa termina participação com 42 medalhas

Em 2024 by Fpdd

Terminaram ontem, 25 de março, os Trisome Games (Jogos da Trissomia) em Antália, na Turquia com a Missão Portuguesa a conquistar no total dos 5 dias de provas 42 medalhas (17 de ouro, 13 de prata e 12 de bronze).

No último derradeiro dia de provas os destaques vão para João Machado que no Atletismo foi medalha de ouro no lançamento do peso, para Vicente Pereira na Natação com ouro aos 50m livres e ainda para a estafeta dos 4x100m libres que também ficou com o lugar mais alto do pódio.

Ainda no Atletismo, Francisco Gouveia foi bronze nos 800m mosaico e a estafeta feminina composta por Maria Câmara, Maria Vicente, Ana Alexandrino e Jennifer Nogueira também foi de bronze.

Também na Natação ainda houve mais duas medalhas através de Francisco Montes com prata aos 1.500m e de João Vaz nos 200m livres.

Por fim, medalha de prata de João Soldado Gonçalves na prova de singulares masculinos no Ténis de Mesa.

A Missão Portuguesa aos Trisome Gemes 2024 regressa a Portugal no dia de hoje, em vários grupos separados: o primeiro grupo a chegar é a Lisboa com alguns nadadores às 11.25h, um grupo extenso chega a Lisboa às 15.20h e um último ao Porto às 15.25h, todos vindos de Istambul.

Em Coimbra, tivemos o 2º dia de competição do Coimbra 2024 World Boccia Paralympic Qualification Tournament.

Começou o Par BC3 em ação e acabou por perder o primeiro jogo com o Grã Bretanha 4 a 1. Terminou o dia com uma vitória perante o Par do Peru por 4 a 3.

O Par BC4 acabou por levar a melhor perante o Par da Malásia por 5 a 3.

O jogo derradeiro do par BC3 que vai decidir a passagem à fase seguinte será amanhã pelas 12h45 com o Par da Grécia no campo 2.

O par BC4 vai fazer o seu último jogo e irá defrontar o Brasil pelas 11h35 no campo 4.

Força Portugal! 🇵🇹

Parabéns a todos!

Fotos e texto: ANDDI-Portugal e PCAND

View Post

Fim de semana épico nos Trissome Games – Antaláia 2024 e no Torneio de Qualificação Paralímpica de Boccia em Coimbra 2024

Em 2024 by Fpdd

Este fim de semana foi marcado por duas competições emocionantes que capturaram a atenção dos entusiastas do desporto paralímpico em todo o mundo. Enquanto Antália sediava os Trissome Games de 2024, Coimbra foi o palco do Torneio de Qualificação Paralímpica de Boccia, onde os melhores atletas de Boccia procuram garantir o seu lugar nos Jogos Paralímpicos. 

Dia 22 de março, foi mais um dia de glória para a Missão Portuguesa aos Trissome Games – Antália 2024, com a conquista de 4 medalhas de ouro, 2 de prata e 3 de bronze.

A manhã começou da melhor maneira possível com a fantástica vitória da Seleção de Futsal diante da equipa da casa por 3-1. Os golos foram apontados por Daniel Maia (2) e Ricardo Pires.

Quanto ao Ténis de Mesa, vitória da dupla portuguesa João Soldado Gonçalves e João Oliveira na competição de pares masculinos e ainda medalha de prata para João Soldado Gonçalves em pares mistos ao fazer par com Leisan Zaripova.

No Judo, mais uma brilhante participação da Seleção Nacional, ao alcançar a medalha de prata na prova de equipas mistas.

Já no Atletismo, no primeiro dia de provas desta mundial, medalhas de bronze para Beatriz Bastos nos 100m mosaico feminino e para Maria Vicente nos 400m T21 femininos.

Relativamente à equipa de Natação foram conquistadas três medalhas de ouro por Vicente Pereira nos 200m livres e nos 50m mariposa e por Diogo Matos nos 100m bruços e uma medalha de bronze por João Vaz nesta mesma prova, para além de mais três dignos 4ºs lugares. Referência ainda para o recorde nacional de Matilde Gaspar nos 100m bruços femininos com 1.51.97.

No dia 23 de março, a Seleção de Atletismo teve um dia bastante produtivo com a conquista de 5 medalhas através de Beatriz Bastos com ouro ao salto em comprimento e prata aos 200m para atletas femininas com mosaicismo e ainda três bronzes por Francisco Gouveia nos 1.500m marcha mosaico, por Jennifer Nogueira nos 1.500m marcha T21 e pela estafeta masculina dos 4x100m composta por João Machado, Vasco Avelino, Nelson Silva e Luís Gonçalves.

A Natação somou mais duas medalhas através Diogo Matos (ouro nos 50m bruços) e de Francisco Montes (prata nos 800m livres).

O grande dissabor do dia foi o afastamento da equipa de Futsal da competição após derrota por 2-1 com o México, resultado que impede Portugal de disputar as meias-finais da prova.

No dia 24 de março, a Seleção de Atletismo conquistou 3 medalhas todas nas provas combinadas do triatlo. João Machado foi prata em T21 masculino, Beatriz Bastos também prata em mosaicos femininos e Francisco Gouveia bronze em mosaicos masculinos.

Na Natação foram mais 4 as medalhas arrebatadas através de André Almeida com prata aos 400m estilos e bronze aos 200m costas, de Vicente Pereira com ouro aos 100m mariposa e da estafeta dos 4x200 livres que foi prata.

No Ténis de Mesa deu-se início à competição de singulares, com João Soldado Gonçalves a vencer os 3 jogos da fase de grupos e a apurar-se diretamente para os quartos-de-final da prova. Já João Miguel Gonçalves foi afastado após 3 derrotas assim como João Oliveira e Pedro Azevedo que não puderam competir por se encontrarem doentes.

Até ao momento a Missão Portuguesa arrecadou um total de 34 medalhas na Turquia – 14 de ouro, 11 de prata e 9 de bronze.

Hoje realiza-se o derradeiro dia de competições em Antália com portugueses em prova no Atletismo, na Natação e no Ténis de Mesa.

Em Coimbra, começou no dia 24 de março, a competição de Pares e Equipas no Coimbra 2024 World Boccia Paralympic Qualification Tournament!

Portugal está presente na competição, com o Par BC3, constituído pelos atletas Ana Sofia Costa e José Abílio Gonçalves e os parceiros de competição Maria Vieira e Paulo Correia, e com o Par BC4, constituído pelos atletas Carla Oliveira e Nuno Guerreiro.

O Par BC3 realizou um jogo contra Singapura e ganhou 10 a 3.

O Par BC4 jogou contra os pares do Japão e da Hungria e perdeu ambos, 4 a 2 e 4 a 1 respetivamente.

Força Portugal! 

Texto e fotos: ANDDI e PCAND

View Post

Campeões do Mundo de Ténis de Mesa

Em 2024 by Fpdd

6 Medalhas na Natação e 5 no Judo

Começou muito bem para as cores lusas as competições nos Trisome Games 2024, que decorrem em Antália, na Turquia.

A equipa de Ténis de Mesa composta por João Soldado Gonçalves, João Oliveira, João Miguel Gonçalves e Pedro Azevedo tornou-se Campeã do Mundo ao derrotar na final a França por 3-0. Pelo caminho, Portugal derrotou Macau, Grã-Bretanha e Itália, todas por 3-1 na fase de grupos e a Turquia por 3-0 nas meias-finais.

Relativamente ao Judo, os 5 atletas portugueses em provas foram todos medalhados. Medalhas de ouro para Cláudia Gaspar (T21 -57kg), Maria Ribeiro (T21 -63kg) e Paulo Lemos (T21 -100kg) e prata para Diogo Côrte (Mosaico -73kg) e Paulo Lino (T21 – 66kg).

Já na Natação foram 6 as medalhas conquistadas: ouro para Vicente Pereira nos 100m livres com Recorde do Mundo; ouro para João Vaz nos 200m bruços e prata para Diogo Matos na mesma prova; bronze para Matilde Gaspar nos 200m bruços com Recorde Nacional; e ainda ouro para Portugal na estafeta dos 4x100m estilos com Recorde do Mundo.

Dia menos positivo para a Seleção Nacional de Futsal com derrotas diante a Itália (2-1) e do Brasil (9-1).

Amanhã vários portugueses estão em competição no Atletismo (1º dia de provas), na Natação, no Ténis de Mesa (competição de Pares), no Judo (competição por equipas) e no Futsal (diante da Turquia às 8:30 PT).

Texto e Fotos: ANDDI-Portugal

View Post

Cerimónia de Abertura em Antália

Em 2024 by Fpdd

Portugueses entram em ação já hoje

Decorreu na quarta-feira, dia 20 de março, a Cerimónia de Abertura dos Trisome Games 2024, maior evento desportivo mundial para atletas com Síndrome de Down.

Os 35 países presentes desfilaram pelo Antalya Sports Hall, pavilhão desportivo onde decorreum a cerimónia, antes dos discursos do Presidente da Organização Local, da Ministra da Solidariedade e do Ministro do Desporto da Turquia.

Seguiu-se um pequeno espetáculo de dança tradicional apresentado por dançarinos com síndrome de Down e por fim um jogo de demonstração de Futsal com elementos das equipas presentes nesta competição. De referir que o único golo apontado neste jogo de exibição foi apontado pelo português Daniel Maia.

Amanhã começam as competições com Portugal a competir na Natação, no Ténis de Mesa (competição por Equipas), no Futsal (frente à Itália às 10.00h PT e diante do Brasil às 15.00h PT) e ainda no Judo.

Texto e foto: ANDDI-Portugal

View Post

I Campo de Treino Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas Jogos Santa Casa 2024 – Lisboa

Em 2024 by Fpdd

Realizou-se no passado fim-de-semana, 16 e 17 de março o “I Campo de Treino Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas Jogos Santa Casa – Estágio Nacional 2024”, no complexo desportivo Bairro da Boavista.

Estágio Nacional contou com a presença de 9 atletas dos quais três atletas da Associação Desporto Sobre Rodas (Hugo Moreira; Herlander Correia e Luís Vaz) e seis do Casa Pia Atlético Clube (António Félix, Igor Raevski; João Pina Sérgio Miguel, Gerson Rodrigues e Susana Barroso).

Com o objetivo de captar novos talentos para a modalidade este Campo de Treino foi aberto a novos atlestas que poderam treinar junto dos jogadores da seleção nacional. A Orientar os trabalhos da Seleção Nacional de Rugby esteve a equipa técnica constituída por: Carlota Cunha e Raúl Cândido.

Em simultâneo com campo de treino realizou-se o curso de classificadores de Rugby CR. Este curso contou com a presença de seis formandos e foi ministrado pela Classificadora nacional e Fisioterapeuta da Seleção Nacional de Rugby CR Sara Letras.

Os trabalhos da Seleção Nacional de RCR irão prosseguir com a realização de mais dois Campos de Treino Nacionais – Estágio Nacional, que se realizarão no mês de Maio no Porto e em Setembro em  Lisboa.

A FPDD agradece a presença de todos os envolvidos na concretização deste Campo de treino Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas – Estágio Nacional e o apoio fundamental da Junta de freguesia de Benfica na cedência de espaços.
O Projeto Rugby sobre Rodas é cofinanciado pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P. (IPDJ), contando com o patrocínio dos Jogos Santa Casa.

View Post

O Jogo da Ética em Lourosa

Em 2024 by Fpdd

No passado dia 15 de março a FPDD dedicou mais um dia à promoção da ética no desporto, através da realização do Jogo da Ética com vários alunos da escola básica do 2º e 3º ciclo António Alves Amorim.

Esta é um a ação desenvolvida no âmbito do Projeto Ética no Desporto do PNED – Plano Nacional de Ética no Desporto, e tem como objetivo elucidar e sensibilizar os alunos e professores para a importância da ética no desporto, envolvendo pessoas com deficiência, podendo ser um catalisador dos valores éticos a vários níveis, pelos processos de sociabilização que o desporto proporciona.

O Jogo da ética, criado pela FPDD em 2018 serve como instrumento de reflexão sobre os valores éticos que nos confrontam nas várias situações desportivas, nas diversas formulações e reflexões do nosso dia- a-dia no âmbito do desporto em geral e do desporto para pessoas com deficiência em específico.

A FPDD agradece todo o apoio da escola básica do 2º e 3º ciclo António Alves Amorim e em particular a todos os professores de educação física envolvidos nesta atividade.

O Projeto Ética no desporto é cofinanciado pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P. (IPDJ)