1ª Jornada do Campeonato Nacional de Rugby CR Jogos Santa Casa – 2023

Em 2023 by Fpdd

Realizou-se no passado dia 6 de maio a primeira jornada do Campeonato Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas Jogos Santa Casa 2023, no Complexo Desportivo Bairro da Boavista, em Lisboa.

Este primeiro, de dois jogos, realizou-se entre a equipa visitante Associação de Desporto Sobre Rodas (ADSR), presente com 5 jogadores e orientada pelo treinador Ricardo Neves, e a equipa da anfitriã do Casa Pia Atlético Clube (CPAC) representada por 10 jogadores e o seu treinador António Pinto. Um jogo muito bem disputado entre o estreante CPAP e a equipa campeã na última época, ADSR, que iniciou o presente campeonato com uma vitória. Os resultados em cada período foram muito próximos (11-11; 18-23 e 27-30) havendo inclusive algumas viragens no marcador no decorrer do jogo! O jogo terminou com a vitoria da ADSR por 34 – 41, sendo o atleta Pedro Valente, da ADSR, o melhor marcador do jogo com 30 ensaios.

Sete pontos é a diferença de pontos que a ADSR leva de avanço para a próxima jornada do Campeonato Nacional de RCR, que terá lugar na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, deixando tudo em aberto para a decisão do Título da Época 2022/2023.

A par da realização da 1ª jornada realizou-se o Curso de Árbitros de Rugby em Cadeira de Rodas - Nível 1, onde foram formados 6 novos árbitros nacionais. Este curso foi ministrado por dois dos Árbitros Nacionais e pelo experiente Árbitro Internacional Alex Schreiner, que também teve a função de árbitro durante este jogo.

Além da segunda jornada campeonato, deixamos nota que ainda terá lugar esta época a Taça de Portugal, que contará com a habitual vertente de Rugby de 4 e com uma nova variante, o Rugby CR de 5, que admite uma maior abrangência de participantes, habitualmente não elegíveis para o Rugby CR de 4. Esta Taça terá lugar em Aveiro no dia 24 de junho, podendo os interessados contactar a FPDD para saber mais pormenores.

#beactive#ipdj#desportoparatodos#desportoinclusivo#jogossantacasa#odesportotemtodoonossoapoio#rugby#rugbyemcadeiraderodas#wheelchairrugby#desportoadaptado