A FPDD lança a primeira Competição Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas, com patrocínio dos Jogos Santa Casa

Em 2022 by Fpdd

É já no próximo sábado, dia 28 de maio, que terá lugar na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, às 15:00, a primeira jornada do Campeonato Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas Jogos Santa Casa, que oporá os dois pólos de desenvolvimento da modalidade, num confronto entre as equipas da Associação de Desporto Sobre Rodas (Porto) e o Independente Futebol Clube Torrense (Seixal).

Os Jogos Santa Casa, que apoiam desde 2017 o Rugby em Cadeira de Rodas, têm sido os principais patrocinadores apoiando o desenvolvimento desta modalidade, desde o seu início até à primeira competição internacional em 2021 na I Taça Ibérica de Rugby em Cadeira de Rodas. Em 2022, voltam a demonstrar todo o seu suporte ao desporto para pessoas com deficiência ao apoiar a FPDD esta primeira edição do Campeonato Nacional, disputado a duas mãos entre as atuais equipes formadas a partir dos núcleos de desenvolvimento de Rugby em Cadeira de Rodas do norte e do sul, fundados nos últimos anos.

A segunda jornada terá lugar no dia 18 de junho, no Pavilhão do Independente Futebol Clube Torrense, no Seixal, onde serão consagrados os primeiros campeões nacionais da modalidade.

O Rugby em Cadeira de Rodas é uma modalidade Paralímpica, criada para dar resposta, essencialmente, às pessoas com deficiência motora com funcionalidades reduzidas nos quatro membros, sendo, portanto, uma modalidade muito popular para atletas tetraplégicos. As equipas são formadas por quatro jogadores que se defrontam num campo com as dimensões de um campo de basquetebol, onde o objetivo é realizar ensaios atravessando com a bola, a linha de ensaio de 8 metros situada na linha de fundo.

Contamos com o apoio de todos nestes dias históricos para o Rugby em Cadeira de Rodas em Portugal.