Assinalado o Dia do Desporto Inclusivo na Semana Europeia do Desporto

Em 2020 por Fpdd

A Direção-Geral da Educação, através da Coordenação Nacional do Desporto Escolar, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) e a Câmara Municipal de Odivelas assinalaram na manhã de 28 de setembro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, o Dia do Desporto Inclusivo integrado na Semana Europeia do Desporto. Este evento contou com as presenças do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Presidente e Vereador do Desporto da autarquia odivelense, Diretor-Geral da Educação, Presidente da FPDD, Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, Vice-Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Coordenador Nacional do Desporto Escolar, Sub-Diretora do Agrupamento de Escolas Dom Dinis, de Odivelas, e demais convidados.

Esta sessão serviu, essencialmente, para formalizar a entrega a 24 Coordenações Locais do Desporto Escolar, de diverso material e equipamento desportivo que foi possível adquirir em resultado da organização, em Portugal, do Campeonato Mundial de Desporto Escolar Adaptado (Jogos Inclusivos ISF), realizado na Póvoa de Varzim em 2019, pela primeira vez no âmbito da ISF – Federação Mundial de Desporto Escolar. Simbolicamente foi assinado um protocolo de cedência destes kits ao Agrupamento de Escolas Dom Dinis, de Odivelas.

No espírito do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, que estabelece os princípios e as normas da educação inclusiva, espera-se que esta iniciativa permita, também ao nível do desporto escolar e da educação física, uma expansão das oportunidades de participação de alunos que, por diversas razões, nem sempre encontram respostas aos seus anseios, necessidades e potencial.

Os conjuntos de kits a entregar são acompanhados por um documento orientador, com sugestões de aplicação prática nos contextos de sensibilização / recreação e de iniciação à competição. O material a disponibilizar é composto por 29 kits de desporto inclusivo sendo 24 (1 para cada CLDE) com um conjunto de 6 vendas e uma bola de iniciação ao Goalball, um kit de Polybat, uma calha de Boccia e quatro cadeiras de rodas com roda estabilizadora, e 5 kits (1 por cada região), contendo três bicicletas tandem (para duas pessoas) e uma bicicleta de propulsão manual (handbike).