A Associação Salvador lançou o “Banco de Ajudas Técnicas Desportivas”, programa que se destina a apoiar pessoas com deficiência motora que não possuem os recursos financeiros necessários que lhes permitam a prática de desporto com regularidade.
A Associação Salvador recebe anualmente inúmeros pedidos de ajuda neste âmbito, quer de atletas federados, quer de pessoas que querem iniciar um percurso desportivo. O Banco de Ajudas Técnicas Desportivas procura dar uma resposta a estes pedidos, abrindo anualmente candidaturas para atribuição de apoios.
O Banco de Ajudas Técnicas Desportivas destina-se a apoiar preferencialmente casos que não encontraram resposta dentro dos programas de apoio promovidos pela Segurança Social, Ministério da Saúde, federações/clubes desportivos ou outros.
Na edição de 2017, a Associação Salvador irá financiar:
Equipamentos novos: até 90% do custo efetivo do apoio solicitado, até um limite de 9000 euros, sendo que o candidato terá que pagar o valor restante como caução.
No caso de equipamentos em 2ª mão: o candidato terá que pagar uma caução de até 5% do valor atual de mercado do equipamento, e ainda comparticipar eventuais reparações (caso sejam necessárias).