Campo de Treino Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas realizado em Águeda com formação para treinadores

Em 2025 by Fpdd

Nos dias 20 e 21 de setembro, o Município de Águeda recebeu o mais recente estágio/campo de treino da Equipa Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas, que contou com a participação de 10 jogadores da equipa nacional.

Paralelamente ao estágio, teve lugar uma ação de formação de iniciação para treinadores, com o objetivo de dotar técnicos e atletas de ferramentas práticas e teóricas para o desenvolvimento da modalidade em Portugal.

Estiveram presentes cinco treinadores, três dos quais pertencentes à Associação Juvenil Hugo Costa (AJHC), entidade que tem vindo a dar os primeiros passos na promoção do Rugby em Cadeira de Rodas no concelho de Águeda. A participação da AJHC reveste-se de particular importância, uma vez que permitirá abrir novas oportunidades de prática de desportos coletivos para pessoas com deficiência no distrito de Aveiro.

A FPDD sublinha a relevância deste estágio e da formação associada, não apenas para a preparação da Equipa Nacional, mas também para a disseminação e crescimento do Rugby em Cadeira de Rodas no nosso país, alargando o acesso e promovendo a inclusão através do desporto.