Eleição da Dra. Leila Marques – Vice-Presidente do IPC

Em 2025 by Fpdd

A eleição da Dra. Leila Marques Mota como vice-presidente do IPC – International Paralympic Committee – é motivo de enorme regozijo para todos os que, em Portugal, se dedicam ao Desporto para Pessoas com Deficiência.
Recorde-se que de 2009 a 2012 a Dra. Leila Marques Mota foi presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD), entidade fundadora do Comité Paralímpico de Portugal (CPP). A FPDD, com especial orgulho, congratula a sua eleição, que representa não apenas um feito pessoal notável, mas também um reconhecimento do percurso e da dedicação ao desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência em Portugal e no mundo.
O seu programa de ação assenta em pilares essenciais:
Participação e Representação, reforçando o diálogo com atletas, Comités Paralímpicos Nacionais, organismos regionais e Federações Internacionais, garantindo uma presença real e diversificada em todos os níveis do Movimento.
Equidade e Igualdade de Género, promovendo a participação de raparigas e mulheres – especialmente com deficiência – tanto na prática desportiva como na governação, derrubando barreiras estruturais e ampliando os programas de solidariedade para regiões sub-representadas e atletas com maiores necessidades de apoio.
Este compromisso assegura que cada atleta seja visto, cada voz valorizada e cada decisão faça verdadeiramente a diferença.
Será, sem dúvida, um mandato de grandes desafios, mas que a Dra. Leila Marques Mota, com a sua experiência, conhecimento e determinação, saberá conduzir a bom porto.