Federação entrega Kits para o Desporto Escolar em Almeirim e Bombarral

Em 2021 por Fpdd

A Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência iniciou a entrega de material e equipamento de iniciação ao desporto adaptado, o Vice-Presidente da FPDD com o pelouro do Desporto Escolar, Prof. Rui Oliveira, fez questão de estar presente na entrega dos primeiros kits ao Centro de Reabilitação e Integração de Almeirim, na pessoa do Dr. José Carlos Silva – Presidente da Direção do CRIAL e ao Agrupamento de escolas de Fernão do Pó no Bombarral, na pessoa do Prof. Augusto Aniceto do Núcleo do Desporto Escolar.

No espírito do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, que estabelece os princípios e as normas da educação inclusiva, espera-se que esta iniciativa permita, também ao nível do desporto escolar e da educação física, uma expansão das oportunidades de participação de alunos que, por diversas razões, nem sempre encontram respostas aos seus anseios, necessidades e potencial.

Os conjuntos de kits são acompanhados por um documento orientador, com sugestões de aplicação prática nos contextos de sensibilização / recreação e de iniciação à competição. O material a disponibilizar é composto por 29 kits de desporto inclusivo sendo 24 (1 para cada CLDE) com um conjunto de 6 vendas e uma bola de iniciação ao Goalball, um kit de Polybat, uma calha de Boccia e quatro cadeiras de rodas com roda estabilizadora, e 5 kits (1 por cada região), contendo três bicicletas tandem (para duas pessoas) e uma bicicleta de propulsão manual (handbike).