Este fim de semana foi marcado por duas competições emocionantes que capturaram a atenção dos entusiastas do desporto paralímpico em todo o mundo. Enquanto Antália sediava os Trissome Games de 2024, Coimbra foi o palco do Torneio de Qualificação Paralímpica de Boccia, onde os melhores atletas de Boccia procuram garantir o seu lugar nos Jogos Paralímpicos.
Dia 22 de março, foi mais um dia de glória para a Missão Portuguesa aos Trissome Games – Antália 2024, com a conquista de 4 medalhas de ouro, 2 de prata e 3 de bronze.
A manhã começou da melhor maneira possível com a fantástica vitória da Seleção de Futsal diante da equipa da casa por 3-1. Os golos foram apontados por Daniel Maia (2) e Ricardo Pires.
Quanto ao Ténis de Mesa, vitória da dupla portuguesa João Soldado Gonçalves e João Oliveira na competição de pares masculinos e ainda medalha de prata para João Soldado Gonçalves em pares mistos ao fazer par com Leisan Zaripova.
No Judo, mais uma brilhante participação da Seleção Nacional, ao alcançar a medalha de prata na prova de equipas mistas.
Já no Atletismo, no primeiro dia de provas desta mundial, medalhas de bronze para Beatriz Bastos nos 100m mosaico feminino e para Maria Vicente nos 400m T21 femininos.
Relativamente à equipa de Natação foram conquistadas três medalhas de ouro por Vicente Pereira nos 200m livres e nos 50m mariposa e por Diogo Matos nos 100m bruços e uma medalha de bronze por João Vaz nesta mesma prova, para além de mais três dignos 4ºs lugares. Referência ainda para o recorde nacional de Matilde Gaspar nos 100m bruços femininos com 1.51.97.
No dia 23 de março, a Seleção de Atletismo teve um dia bastante produtivo com a conquista de 5 medalhas através de Beatriz Bastos com ouro ao salto em comprimento e prata aos 200m para atletas femininas com mosaicismo e ainda três bronzes por Francisco Gouveia nos 1.500m marcha mosaico, por Jennifer Nogueira nos 1.500m marcha T21 e pela estafeta masculina dos 4x100m composta por João Machado, Vasco Avelino, Nelson Silva e Luís Gonçalves.
A Natação somou mais duas medalhas através Diogo Matos (ouro nos 50m bruços) e de Francisco Montes (prata nos 800m livres).
O grande dissabor do dia foi o afastamento da equipa de Futsal da competição após derrota por 2-1 com o México, resultado que impede Portugal de disputar as meias-finais da prova.
No dia 24 de março, a Seleção de Atletismo conquistou 3 medalhas todas nas provas combinadas do triatlo. João Machado foi prata em T21 masculino, Beatriz Bastos também prata em mosaicos femininos e Francisco Gouveia bronze em mosaicos masculinos.
Na Natação foram mais 4 as medalhas arrebatadas através de André Almeida com prata aos 400m estilos e bronze aos 200m costas, de Vicente Pereira com ouro aos 100m mariposa e da estafeta dos 4×200 livres que foi prata.
No Ténis de Mesa deu-se início à competição de singulares, com João Soldado Gonçalves a vencer os 3 jogos da fase de grupos e a apurar-se diretamente para os quartos-de-final da prova. Já João Miguel Gonçalves foi afastado após 3 derrotas assim como João Oliveira e Pedro Azevedo que não puderam competir por se encontrarem doentes.
Até ao momento a Missão Portuguesa arrecadou um total de 34 medalhas na Turquia – 14 de ouro, 11 de prata e 9 de bronze.
Hoje realiza-se o derradeiro dia de competições em Antália com portugueses em prova no Atletismo, na Natação e no Ténis de Mesa.
Em Coimbra, começou no dia 24 de março, a competição de Pares e Equipas no Coimbra 2024 World Boccia Paralympic Qualification Tournament!
Portugal está presente na competição, com o Par BC3, constituído pelos atletas Ana Sofia Costa e José Abílio Gonçalves e os parceiros de competição Maria Vieira e Paulo Correia, e com o Par BC4, constituído pelos atletas Carla Oliveira e Nuno Guerreiro.
O Par BC3 realizou um jogo contra Singapura e ganhou 10 a 3.
O Par BC4 jogou contra os pares do Japão e da Hungria e perdeu ambos, 4 a 2 e 4 a 1 respetivamente.
Força Portugal!
Texto e fotos: ANDDI e PCAND