A Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) realizou o Seminário “Conhecer Mais para Incluir Melhor”, que contou com a presença de cerca de 50 participantes, reunindo investigadores, técnicos, dirigentes e outros agentes desportivos num importante momento de partilha de conhecimento e reflexão.
Durante o seminário foram apresentados os artigos científicos da edição de 2025 da revista “Desporto e Atividade Física para Todos”, reforçando o compromisso da FPDD com a promoção da investigação científica na área do desporto para pessoas com deficiência.
O programa incluiu ainda duas mesas-redondas. A primeira foi dedicada à discussão das estratégias da FPDD e das respetivas Associações Nacionais de Desporto para Pessoas com Deficiência (ANDDs), enquanto a segunda abordou os desafios e oportunidades na identificação precoce e no encaminhamento de novos praticantes, tema central para o desenvolvimento sustentado do desporto inclusivo em Portugal.
No âmbito do seminário, foi atribuído o Prémio de Melhor Artigo Científico, que este ano distinguiu o trabalho “O impacto de um programa de exercício físico na aptidão física e nível de atividade física em jovens com Trissomia 21: um estudo piloto”, da autoria de Lucas Silva, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).
Pela primeira vez, os participantes do seminário foram também chamados a votar na Melhor Apresentação, prémio que foi atribuído ao artigo “A autoeficácia dos professores de Educação Física, da região Norte de Portugal, face à inclusão de alunos com deficiência”, da autoria de Joana Teixeira, igualmente da FADEUP.
No final do seminário foram ainda entregues os Prémios de Mérito Desportivo da FPDD, com base nas nomeações efetuadas pelas respetivas ANDDs e pela FPDD. Os distinguidos foram:
- Seleção Nacional de Futsal Síndrome de Down (nomeada pela ANDDI);
- Fábio Oliveira – Goalball (nomeado pela ANDDVIS);
- Diogo Castro – Boccia (nomeado pela PCAND);
- Susana Barroso – Rugby em Cadeira de Rodas (nomeada pela FPDD).
A FPDD agradece o apoio da Lactogal, pela disponibilização das bebidas proteicas distribuídas durante o seminário, bem como a participação de todos os oradores, atletas nomeados e participantes. Um agradecimento especial à presença da Dra. Susana Feitor, Presidente da Fundação do Desporto, entidade que financiou, por mais um ano, a publicação da revista “Desporto e Atividade Física para Todos” e o Prémio Conhecer Mais para Incluir Melhor, promovendo a investigação na área do desporto para pessoas com deficiência. Este agradecimento estende-se igualmente ao IPDJ, pelo reconhecimento da importância deste evento, estando representado pelo Vice-Presidente do Conselho Diretivo, Eng. Paulo Tomás.
A FPDD deixa ainda um reconhecimento muito especial à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) por, mais uma vez, acolher o Seminário “Conhecer Mais para Incluir Melhor”, afirmando-se como um parceiro fundamental na promoção do conhecimento científico e no desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência














