(In)Formar e (Des)Envolver para Incluir com o Polybat, na Ilha do Pico

Em 2023 by Fpdd

Enquadrado no seu Projeto (In)Formar e (Des)Envolver para Incluir, a FPDD acedeu ao desafio do Centro de Apoio à Deficiência (CAD) da Ilha Terceira para realizar mais uma ação nos Açores, desta feita na Ilha do Pico, dedicada à temática “Desporto Adaptado: O Polybat e as Categorias Funcionais no Desporto para Pessoas com Deficiência”, nos dias 23 e 24 de março de 2023.

Esta Ação teve lugar na escola EBI/S da Madalena e contou com um primeiro momento formativo, creditado para treinadores e professores através da parceria com a FORBIA – Entidade Formadora EBI de Arrifes, onde estiveram presentes 13 formandos de várias ilhas do Açores. Num segundo momento dedicado à Formação-Ação de Desporto Inclusivo, foi dinamizado no dia 24, na mesma Escola, um torneio experimental Polybat Challenge, onde os formandos puderam colocar em prática alguns dos conhecimentos adquiridos e foi proporcionada a prática desportiva a um conjunto de beneficiários da Escola e de Organizações da Região.

No torneio de Polybat Challenge estiveram presentes 48 participantes, dos quais alunos da escola EBI/S da Madalena; CACI da Santa Casa da Misericórdia da Horta; CACI da Santa Casa da Misericórdia da Madalena do Pico e da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes (Faial).

A competir estiveram representadas as classes PB3 e PB4 com os seguintes resultados:

Classe PB3

1º classificado – Vítor Medeiros (CACI SCM Pico)

2º classificado – Daniela Quadros (CACI SCM Pico)

3º classificado – Nelson Serpa (CACI SCM Pico)

Classe PB4

1º classificado – João Araújo (APADIF Faial)

2º classificado – João Silva (CACI – SCM da Madalena)

3º classificado – Francisco Fortes (APADIF Faial)

Neste torneio também houve lugar à experimentação onde vários participantes puderam experimentar o Polybat pela primeira vez.

A FPDD deixa um agradecimento aos parceiros na organização deste evento CAD e Forbia, assim como à escola EBI/S da Madalena pela cedência do espaço e à Santa Casa da Misericórdia da Madalena pelo empréstimo de materiais que foram utilizados na ação.

O Projeto (In)Formar e (Des)Envolver para Incluir tem o apoio financeiro do Programa de Apoio a Projetos pelo INR,I.P. e do IPDJ,I.P.