Portugal entra a vencer no Mundial de Viseu

Em 2017 by Fpdd

O 5.º Campeonato do Mundo de Futsal INAS para jogadores com deficiência intelectual (DI) e o 1.º Campeonato do Mundo de Futsal FIFDS para atletas com Síndrome de Down que estão a decorrer até dia 15 de abril no Pavilhão Cidade de Viseu tiveram início este domingo, dia 9, com a realização da Cerimónia de Abertura e do jogo inaugural, no qual a Seleção Nacional Síndrome de Down venceu o México por 6-0.

A Cerimónia de Abertura contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, do presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, Mário Lopes, entre outras individualidades.

A Seleção Nacional Síndrome de Down entrou em ação frente à congénere mexicana naquele que foi o Jogo Inaugural da competição e que representou a estreia internacional de uma Seleção portuguesa. Portugal venceu o México por 6-0, sendo que ao intervalo o resultado já se encontrava em 5-0.

Esta segunda-feira entram em ação as duas equipas portuguesas, com a estreia da Seleção DI às 16:00h frente à África do Sul e novamente a Seleção S. Down às 14:30h perante a Itália. Os outros dois jogos do dia realizam-se na parte da manhã e colocam frente-a-frente a Argentina e o Irão (9:30h) e a Polónia com a França (11:30h).

Participam na competição 12 equipas provenientes de 10 países de quatro continentes: África do Sul, Argentina, Brasil, França, Itália, Irão, México, Polónia, Rússia e Portugal, enquanto país anfitrião.

O distrito de Viseu acolherá, pela segunda vez, um Campeonato do Mundo de Futsal INAS, depois de Tondela em 2007, aquando da primeira edição da prova, esperando que o título de campeão mundial se repita para as cores lusas.

A Seleção Portuguesa de Futsal conquistou, nas quatro últimas edições do Campeonato do Mundo INAS, três Medalhas de Ouro (Tondela, Portugal 2007 / La Roche-sur-Yon, França 2012 / Guayaquil, Equador 2015 – nos Global Games) e um 4.º lugar (Impéria, Itália 2011).

O Município de Viseu associa-se a este evento, organizado pela ANDDI-PORTUGAL (Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual), INAS (International Sports Federation for Para-Athletes with an Intellectual Disability), SU-DS (Sports Union for Down Syndrome) e FIFDS (Football International Federation for Down Syndrome).