No dia 16 de novembro, a FPDD, em parceria com a Câmara Municipal de Águeda e a Associação Juvenil Hugo Costa, organizou, em Águeda, uma ação de formação intitulada “Iniciação à Atividade Física e Desportiva de Crianças e Jovens com NEE”, destinada a professores e treinadores. O objetivo da formação foi proporcionar estratégias para tornar as aulas de Educação Física e a prática desportiva mais inclusivas, além de apresentar modalidades como Goalball, Atletismo, Boccia e Polybat.
Esta iniciativa integrou o projeto “(In)formar e (Des)envolver para Incluir”, que tem vindo a oferecer experiências enriquecedoras de aprendizado e partilha.
No dia 22 de novembro, realizou-se o Dia Inclusivo, na Escola Secundária Adolfo Portela e na Escola Secundária Marques de Castilho, onde os alunos puderam experimentar modalidades como Goalball, Polybat e Boccia. Foi um dia marcado por muita diversão e igualdade de oportunidades, com grande entusiasmo por parte dos alunos, que participaram ativamente e incentivaram a inclusão dos colegas nas atividades.
O evento culminou com o Fórum “O Desporto como Via para a Inclusão”, onde oradores e participantes discutiram estratégias para promover o desporto inclusivo. Entre os temas abordados estiveram as diversas possibilidades de prática desportiva para pessoas com deficiência, assim como o papel essencial das famílias e dos agentes desportivos na inclusão.
O projeto “(In)formar e (Des)envolver para Incluir” é cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.) e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.).