O Pavilhão Desportivo Municipal Susana Barroso, em Odivelas – Cidade Europeia do Desporto 2020 – recebeu, em 14 e 15 de novembro, o terceiro Campo de Treino de Rugby CR deste ano.
Devido ao “Estado de emergência” decretado pelo Governo, face à pandemia do COVID-19, o Campo de Treino teve um formato mais reduzido do que o habitual em termos de prática efetiva e de duração (só nas duas manhãs), para que se respeitassem as condições de segurança preconizadas pelas autoridades, tendo participado 7 atletas, 2 técnicos da Federação, 3 acompanhantes e 1 árbitro. Todavia, na tarde de sábado, foi realizada uma ação de formação por videoconferência, que incidiu sobre regulamentos, regras e arbitragem, a qual registou a participação de 21 pessoas.
Os Campos de Treino desta modalidade são organizados pela FPDD ao abrigo do projeto “Rugby sobre rodas”. O principal objetivo é divulgar esta modalidade paralímpica, especificamente dirigida a atletas com limitações nos membros inferiores e superiores, e constituir uma seleção nacional da modalidade.
A FPDD agradece o apoio concedido pela Câmara Municipal de Odivelas, em particular ao Vereador do Desporto, Paulo César Teixeira, que nos acolheu e visitou durante a manhã de domingo, tendo assistido a uma parte do jogo-treino e trocado impressões com os jogadores.
O Projeto “Rugby sobre rodas” é apoiado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e tem o patrocínio dos Jogos Santa Casa.