O consagrado finlandês Timo Laitinem, treinador que se sagrou campeão paralímpico de Goalball em Londres 2012, é o novo selecionador nacional de Goalball para todas as seleções: masculina, feminina e juvenil.
Para além da medalha paralímpica alcançada com a seleção finlandesa masculina em 2012, conseguiu um 4º lugar com a feminina na mesma edição dos Jogos. Sagrou-se, ainda, campeão da Europa em 2011, e conseguiu um terceiro lugar no Mundial de 2014 e no Europeu 2015.
Antes de iniciar os trabalhos, Laitinem está positivista e expectante esperando por parte dos atletas portugueses esforço, empenho e capacidade de sacrifício. Apesar de não querer revelar objetivos a médio e longo prazo, este ano o grande objetivo passa pela subida de divisão da seleção masculina (que atualmente está na divisão C).
O novo técnico irá já estar presente no estágio das seleções que irá ter lugar entre 28 de abril e 1 de maio próximo, no Algarve.
O Goalball é uma modalidade coletiva para pessoas com deficiência visual, constituindo-se uma modalidade desportiva única, impossível de se comparar a qualquer outra modalidade convencional. Não obstante de ser uma modalidade criada para pessoas com deficiência visual, pode ser desenvolvida com pessoas normovisuais ou outras deficiências, desenvolvendo aspetos como a orientação espacial e a perceção auditiva.
É nas crianças e jovens que está o futuro de qualquer modalidade e é, por isso, que o enfoque de desenvolvimento e crescimento vem a ser reforçado com os trabalhos no âmbito da Seleção Nacional Juvenil. Constitui ainda uma preocupação o desenvolvimento da modalidade na vertente feminina, com a criação da recente seleção Nacional deste setor.