VI Seminário FPDD, Anúncio dos Vencedores dos Prémios “Conhecer Mais para Incluir Melhor” e “O Bicas pela Inclusão”

Em 2021 por Fpdd

Decorreu no dia 20 de dezembro de 2021, o VI Seminário da FPDD – Conhecer Mais para Incluir Melhor, onde estiveram presentes cerca de 40 participantes e convidados, dos quais se destaca a presença da Senhora Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes, que interviu no encerramento dos trabalhos.

O Seminário contou com a apresentação da edição de 2021 da Revista da FPDD, por parte da Editora-Chefe Professora Doutora Leonor Moniz Pereira, a que se seguiu a mostra de alguns dos artigos que se integrarão na Revista Desporto e Atividade Física para Todos, nomeadamente por Márcia Ferreira, que apresentou o seu artigo “Modelo de observação e análise para as ações ofensivas no Goalball” (Márcia Ferreira, João Valente-dos-Santos, Altemir Trapp), o qual foi o vencedor do Concurso Conhecer Mais para Incluir Melhor, após decisão do Júri, composto pelas Professoras Doutoras Leonor Moniz Pereira, Maria João Campos e Sofia Santos. O Prémio e a Revista contam com o apoio da Fundação do Desporto e dos Jogos Santa Casa.

Foram ainda anunciados os vencedores do Prémio “O Bicas pela Inclusão” 2021, integrado no Projeto (In)Formar e (Des)Envolver para Incluir, que tem o apoio do IPDJ e do INR, que na edição de 2021 contou com a participação de 21 entidades(4 Clubes, 6 ONGPD,11 Escolas e Agrupamentos Escolares) num total dos 54 vídeos submetidos,

O Júri, composto por 3 elementos da Direção da FPDD, selecionou os seguintes vencedores:

1º Lugar – Futebol Clube do Porto
https://youtu.be/YWv4qosThTw
https://youtu.be/f8GOai2NYSY
https://youtu.be/H0F6APkeJKM
2º Lugar – APERCIM (Mafra)
https://youtu.be/z9_vumKUu60
https://youtu.be/yzUtGR5hIzY
https://youtu.be/ByXfF2iKj18
3º Lugar – Associação Mover Viseu
https://youtu.be/0oB-F7APeyw
https://youtu.be/Im8SgCzOPiw
https://youtu.be/k6M1_HBpUkY
O Júri decidiu também atribuir uma Menção Honrosa aos Agrupamentos de Escolas da Gardunha e Xisto e do Fundão. – https://youtu.be/pZGTn2i-MkY

Tal como previsto no regulamento do Prémio, as 3 entidades mais pontudas receberão um prémio em material desportivo das modalidades de Boccia, Futebol para Cegos, Goalball e Polybat no montante global de 1.000,00€.

Mantemos a esperança de poder continuar a contar com TODOS na missão de promover a Inclusão no e pelo Desporto.